AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Grupo de Trabalho discute a divisão dos lucros na cadeia do fumo

Dia 19, ministro Roberto Rodrigues vai ouvir trabalhadores e empresários. Presidente Nacional da CUT, Luiz Marinho, confirma presença em mobilização da Fetraf-Sul no final do mês.

Terminou às 14h dessa terça-feira a segunda reunião da Câmara Setorial do Fumo, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Um Grupo de Trabalho (GT) desse fórum já discute a divisão dos lucros na cadeia produtiva do fumo. No dia 19/02, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fará uma reunião com presidentes e secretários-executivos de todas as Câmaras Setoriais da Agropecuária e, nessa oportunidade, conversará, também, com empresários e representantes dos trabalhadores das indústrias fumageiras e dos fumicultores para definir sua posição quanto ao pedido de intervenção do governo nas negociações de preço do fumo.
Quanto à prorrogação dos contratos de financiamento e custeio do fumo, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura ficou de se pronunciar tão logo conheça a posição oficial de todos os agentes financeiros públicos e privados que operam financiamentos nessa produção. Na semana passada, o Banco do Brasil – principal financiador público – já havia se manifestado favoravelmente.
Somando forças - A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo (Fentifumo), que representa cerca de 40 mil trabalhadores em todo o país, em assembléia de seus sindicatos, no dia 13/02, em Florianópolis, SC, decidiu apoiar e participar das mobilizações dos fumicultores no final do mês. Trabalhadores do fumo do campo e da cidade se reúnem em Rio do Sul, SC, amanhã (18/02), às 17h, para programar atividades conjuntas. Também nesta quarta-feira, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT) deverá fechar a programação da mobilização do dia 27/02 nos três estados do Sul.
O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, também já confirmou sua participação nos atos da Fetraf-Sul/CUT, sobre a negociação na cadeia do fumo.
Segundo José Silva, representante da Fetraf-Sul na Câmara Setorial, “os próprios representantes das indústrias fumageiras, durante a reunião de hoje, admitiram que o preço de R$ 4,08 oferecido pelo quilo de fumo está abaixo dos custos de produção, mas não concordam com o aumento de 53,3% que nós estamos reivindicando”.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).
Contatos: - Marcos Rochinski – Coordenador de Formação da Fetraf-Sul – (41) 9994-6478 ou (41) 232-4649; - Albino Gewehr – Representante da CUT-Nacional na Câmara Setorial do Fumo – (51) 9663-7897; - José Silva – Representante da Fetraf-Sul/CUT na Câmara Setorial do Fumo – (47) 9955-5335 / 353-1424 / 352-1257.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog