AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Bagé estima colher 291 toneladas de uvas

Os 28 produtores de uva do município atingem uma etapa importante da safra 2004. O município de Bagé comemora nesse mês a colheita de uvas viníferas. A partir do dia 18 de fevereiro, começa no município o festival da colheita de uvas de castas finas, das variedadee ancelota, merlot e malbec. No quarto ano de implantação, os vinhedos bajeenses devem atingir nessa safra uma produção de 291 toneladas, o que representa 10 toneladas por hectare.
Dos 152 hectares plantados de uvas viníferas, 40 já atingiram a capacidade máxima de produção. Com aproveitamento dos 40 hectares, a safra desse ano será elevada, com a colheita de 291 toneladas, ao contrário de 2003, quando a colheita experimental chegou a 40 toneladas de uvas.
De acordo com o presidente da Associação Bageense dos Fruticultores (Abfrut), Carlos Alberto Xavier, até o início de março, cerca de 16 mil caixas de uvas, o que representa, 29 caminhões de câmaras frigoríficas irão percorrer o caminho de Bagé-Bento Gonçalves. É neste município que encontra-se a empresa Vinhos Salton, que desde 2000, firmou parceria com os vitivinicultores de Bagé. A receita da produção desta safra de girar em aproximadamente R$ 600 mil.
Xavier destaca que somente nessa temporada da safra foram contratadas mais de 500 pessoas para o trabalho de colheita. "É uma oportunidade de gerar emprego e mais renda aos trabalhadores e produtores", destaca.

Colheita das uvas brancas já encerrou
As uvas brancas já foram colhidas em Bagé, atingindo uma produção de 8.092 quilos, o que representa 476 caixas de uvas brancas das variedades shardonet, sauvignon blanc e gewurzetraminer. As uvas já estão no processo de vinificação na Vinícola Salton. Com essa produção, o presidente da Abfrut, acredita que ainda nesse ano poderão ser degustados vinhos produzidos com uvas brancas de Bagé.
No final de fevereiro terá início a colheita da variedade cabernet sauvignon, que é mais expressiva na região. Para Xavier, a safra de 2004, caracterizará a produção com qualidade de uvas bajeenses. A estimativa para os próximos anos é de chegar uma produção de R$ 1 milhão e 300 mil, com a utilização dos 150 hectares plantados.
A abertura oficial da colheita, segundo o presidente da Abfrut, deverá ocorrer no início de março, com um almoço a base da carne nobre de Bagé e regado, pela primeira vez, por vinhos produzidos com as uvas de Bagé.

Márcia Marinho - Assessoria de Imprensa - (53) 99599914

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog