AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 17, 2004

PECUÁRIA DE CORTE : Treinamentos do PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra, capacitam parceiros e técnicos

Fazendas parceiras do Mato Grosso do Sul receberam o treinamento em janeiro; em abril acontecerá em Sertãozinho (SP) o 4° Treinamento em Programa de Melhoramento Genético Animal realizado pela central de inseminação.
O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra – a maior central de inseminação artificial da América Latina –, promoveu no início do ano treinamentos para capacitar pecuaristas e técnicos para que possam trabalhar na prática com os conceitos e critérios teóricos relacionados à avaliação animal por escores visuais e comportamentais. A partir deste ano, o PAINT incluirá a característica de temperamento em suas avaliações, incorporada às de conformação, precocidade, musculosidade e umbigo, já trabalhadas no programa desde a safra de 2000.
Os dois primeiros treinamentos foram realizados na Fazenda Dois Irmãos, em Bataguassu (MS), e na Fazenda Campanário, em Campo Grande (MS). No início de fevereiro foi a vez da Fazenda Yukeri, em Yby Yaú, no Paraguai.
Outros treinamentos serão promovidos ao longo do ano, além de dias-de-campo nas propriedades participantes do PAINT com palestras, atividades práticas, discussões técnicas e apresentação dos rebanhos e sistemas de manejo das fazendas visitadas. Entre os dias 19 e 24 de abril, na sede da Lagoa da Serra, em Sertãozinho (SP), será realizado o 4º TPMGA (Treinamento em Melhoramento Genético Animal). O evento tem como objetivo reciclar os técnicos que realizam as avaliações de campo, bem como treinar e capacitar novos integrantes da equipe para prestação de serviços dentro do PAINT.
Para o gerente do PAINT, Marcelo Almeida, esses eventos são de grande importância, uma vez que um dos pontos fundamentais para o sucesso do programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra nas fazendas participantes é o comprometimento das pessoas envolvidas com o trabalho, desde o funcionário de campo, que maneja o gado e coleta as informações, passando pelo pessoal de escritório, que controla e lança os dados do rebanho no sistema, até o técnico responsável, gerentes e proprietários, que administram e coordenam as atividades da fazenda.
“O PAINT é considerado uma grande corrente, em que cada elo representa uma pessoa. O sucesso do programa está justamente na uniformidade de tais elos. Aqueles que se envolvem com os trabalhos recebem manuais de procedimentos, treinamentos periódicos e acompanhamento técnico da nossa equipe, para que possam exercer suas funções da melhor maneira possível”, informa Almeida.

Informações adicionais sobre o PAINT e demais serviços e produtos da Lagoa da Serra podem ser obtidas no site www.lagoa.com.br ou pelo telefone (16) 3945-2299.

Texto Assessoria de Comunicações – Tel.: (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog