AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 31, 2004

MAPA CRIA GRUPO PARA DEFINIR MEDIDAS ADICIONAIS DE CONTROLE DA SOJA

Até a próxima segunda-feira (31/05), o Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve elaborar uma instrução normativa estabelecendo medidas adicionais para reforçar o controle da qualidade e da fitossanidade da soja. “Criamos um grupo de trabalho para preparar a proposta”, anunciou hoje (28/05) o ministro interino da Agricultura, Amauri Dimarzio. Pouco antes, ele presidiu uma reunião entre os representantes do Mapa e da cadeia produtiva da soja para debater o impasse surgido a partir da decisão da China de embargar navios carregados com a oleaginosa brasileira, a pretexto de que conteriam sementes tratadas com agroquímicos misturadas aos grãos.
“Não queremos que casos como esse voltem a se repetir, porque causam grandes prejuízos ao país”, afirmou Dimarzio. Esclareceu, porém, que essa situação ocorreu apenas no Rio Grande do Sul. “Até o momento, não detectamos nenhuma mistura de sementes tratadas com fungicidas aos grãos em carregamentos de soja dos demais estados.” Segundo ele, o grupo criado para discutir a instrução normativa tem técnicos do Mapa, da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (Abiove), entre outros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participará do trabalho.
Dimarzio destacou que até agora o Mapa não recebeu nenhum comunicado oficial da China indicando quais os percentuais de sementes tratadas com agroquímicos encontrados em cargas de soja procedentes do Brasil. Independentemente disso, acrescentou, o governo pretende analisar o assunto em toda sua extensão. “Também queremos saber quais os limites tolerados pelos nossos principais concorrentes no mercado internacional.” O ministro interino ressaltou ainda que outros importadores de soja brasileira, como os países europeus, nunca impuseram regras semelhantes às usadas pelos chineses.
Na próxima terça-feira, Dimarzio vai ao porto de Rio Grande, acompanhado por técnicos do Mapa. “Vou visitar empresas e armazéns. Temos que entender todo problema antes de tomar uma decisão”, adiantou o ministro interino, enfatizando que os delegados federais de Agricultura dos principais estados produtores de soja participaram da reunião no Mapa.
Para o presidente da Anec, Sérgio Mendes, os níveis de tolerância de mistura de sementes aos grãos de soja devem ser definidos entre os compradores e os vendedores. De acordo com ele, o contrato fornecido pela Anec aos seus associados para as negociações de soja prevê tolerância de 0,2% ppm (parte por milhão), o mesmo fixado pela Anvisa. “O contrato existe há 40 anos e jamais houve problema dessa ordem.” A Anec defende que esse índice seja estabelecido, no caso do carboxim (um tipo de fungicida), em 0,08% ppm.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog