AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 31, 2004

CONTROLE DA SÍNDROME DO ESTRESSE SUÍNO GANHA PREMIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ZOOTEC 2004

Um estudo de genes para o desenvolvimento muscular de suínos feito pela aluna da Universidade Federal de Viçosa (MG) Patrícia Tristão Mendonça ganhou o Prêmio Nacional de Iniciação Científica do Zootec 2004, encontro internacional de zootecnistas que acontece no hotel Blue Tree Park, em Brasília, até segunda-feira (31/05). O trabalho da estudante, com o título “O Gene da Síndrome do Estresse Suíno e Características de Qualidade da Carne em Suínos”, isolou o gene que provoca a chamada Síndrome do Estresse em Suínos.
Dependendo da forma como esse gene se manifesta nos animais, ele pode causar um efeito negativo, deixando a carne branca e flácida, comprometendo sua qualidade. Com a descoberta, os produtores poderão saber quais suínos estão em condições ideais de abate, eliminando perdas e aumentando o aproveitamento da criação.
A professora de Suinocultura da Faculdade UPIS, uma das promotoras do encontro, Alessandra Gimenez, disse que a comissão organizadora escolheu o trabalho devido à importância das pesquisas na área de genética molecular. “A pesquisa envolveu não apenas a cadeia produtiva de Suínos, mas dentro da Zootecnia, foi ampla. Os resultados obtidos abrem um novo mercado que demandará profissionais cada vez mais capacitados”.
A Zootec 2004, que compreende o VI Congresso Internacional de Zootecnia e o XIV Congresso Nacional Zootecnia, selecionou 259 trabalhos científicos, sendo que os estados de Minas Gerais e São Paulo foram os que mais contribuíram.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog