AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 31, 2004

Zootecnia quer criação de Conselho Federal próprio

A profissão de zootecnista está regulamentada desde 1968, (Lei 5.550/68), sendo que o curso teve início em meados de 1966, pela Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), o Brasil tem hoje cerca de 12 mil profissionais e 64 instituições de ensino de Zootecnia espalhadas pelo País. Mas os profissionais reclamam a falta de um Conselho Federal próprio, ou um órgão que brigue pelos direitos profissionais da categoria, já que a mesma possui ‘áreas de sombreamento’ com outras profissões como, veterinária e agronomia. Para obterem o registro da profissão, o zootecnista é obrigado a se filiar ao Conselho Federal de Medicina Veterinária. Este Conselho é composto por 16 membros titulares e nenhum zootecnista. Na atual gestão deste Conselho há apenas um zootecnista que é conselheiro suplemente. Estas discussões fizeram parte do segundo dia de palestras do Zootec 2004, que está se realizando em Brasília, no hotel Blue Tree Park. Além da criação de um Conselho Federal próprio, os profissionais reivindicam também a inclusão do zootecnista na redação do PL 1457/2003, que institui o programa de residência para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.
“A profissão de zootecnista é a que vai explodir o agronegócio brasileiro. Sabemos que este setor renderá mais de um milhão de vagas na agricultura nos próximos anos”, disse Severino Benone, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas. O professor, Ruy Corrêa Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenador da área de Melhoramento Genético Animal, foi mais duro nas críticas. “O atual Conselho Federal de Medicina Veterinária faz muito pouco por nossa profissão e não briga pelos direitos do profissional”. Já o coordenador do colegiado do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná; João Waine Pinheiro, disse que a falta de isonomia dentro do Conselho que representa os zootecnistas tem levado a uma série de conflitos.
Os zootécnicos se dizem esperançosos na votação do Projeto de Lei 1372, do deputado Max Rosenmann (PMDB/PR), em tramitação no Congresso Nacional, que propõe a criação dos Conselhos Federal e Regional de Zootecnia. Muitas discussões dessa ordem estão movimentando os profissionais que participam do Zootec 2004. Amanhã (segunda-feira, 31), último dia do evento, a Associação Brasileira de Zootecnistas pretende emitir documento com as conclusões finais sobre o assunto e encaminhar o mesmo para os deputados no Congresso Nacional.

Bernardo Brandão / Sônia Jacinto
Profissionais do Texto Assessoria de Imprensa
Contato: (61) 327-0050 / (61) 9976-8433

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog