AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 31, 2004

Zootec 2004 : CLONAGEM DE ANIMAIS PARA COMÉRCIO EM 10 OU 15 ANOS

A perfeita clonagem de animais, sem os problemas que os cientistas estão encontrando hoje – tais como envelhecimento precoce, deficiências imunológicas e obesidade –, só deverá acontecer em 10 ou 15 anos. A prioridade no momento é melhorar a produtividade e qualidade dos derivados, como a carne e o leite, depois os cientistas vão produzir animais resistentes a doenças, para mais pra frente desenvolver a clonagem comercial. Esta é a análise feita pelo Dr. Milo Wiltbank, do College of Agricultural & Life Sciences, em Madison (EUA), uma das maiores autoridades do mundo em biotecnologia da reprodução animal, que participa nesta segunda-feira (31), em Brasília, do Zootec 2004, VI Congresso Internacional de Zootecnia e o XIV Congresso Nacional de Zootecnia.
De acordo com Wiltibank, o processo de clonagem de animais pode ser comparado com o de plantas. “Por enquanto, estamos na fase de estudar os genes e cruzá-los, gerando embriões com melhor desenvolvimento genético”, explica ele, adiantando que a idéia é realmente clonar animais de alta qualidade, tal como se expande o comércio de plantas geneticamente modificadas, que acarretam em maior produtividade.

Gado Brasileiro
O especialista norte-americano avisa também que leva muitas informações sobre a genética do gado brasileiro, pois acredita que estes animais – onde algumas raças são consideradas as mais desenvolvidas do mundo – podem ser criados em pastagens da Flórida ou do Texas, em condições muito semelhantes às encontradas no Brasil. “Precisamos analisar os dados apresentados pelas pesquisas com o gado brasileiro, assim como seu comportamento e reação aos experimentos científicos. Destas análises é que saem as conclusões para onde podemos avançar na genética”, disse Milo Wiltibank.
A palestra do norte-americano foi a mais concorrida, entre as 40 que ocorreram no evento. Na parte da tarde, ele estará na Assessoria de Imprensa do Zootec 2004, que acontece no hotel Blue Tree Park, para esclarecer dúvidas da imprensa.

Bernardo Brandão / Sônia Jacinto
Profissionais do Texto Assessoria de Imprensa
Contato: (61) 327-0050 / (61) 9976-8433

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog