AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 31, 2004

MMA cria centro para resgatar variedades crioulas

O MMA - Ministério do Meio Ambiente aprovou nesta sexta-feira (28) a criação e a implantação, ainda este ano, de um Centro de Resgate e Conservação de Variedades Crioulas, para culturas como feijão, milho e mandioca, na região do Pontal do Paranapanema (SP). Inicialmente vão ser contempladas 250, das cerca de 6 mil famílias de agricultores assentados pela reforma agrária na região.
Variedades crioulas são aquelas que ainda não foram modificadas, seja pela biotecnologia ou por outros processos de melhoramento. O resgate de técnicas tradicionais e de materiais genéticos adaptados a determinadas regiões visa oferecer aos agricultores familiares uma alternativa ao monopólio das sementes, exercido por poucas empresas. A iniciativa procura também recuperar a cultura camponesa, restabelecer uma nova relação do produtor com a terra, com as manifestações étnicas e festejos, além de envolver também uma valorização dos processos educacionais.
A agricultura familiar representa mais de 60% da produção dos alimentos básicos da população brasileira e ocupa 14 milhões de pessoas. Os pequenos estabelecimentos representam 75% das propriedades rurais, 25% das terras cultivadas e geram 35% da produção agrícola nacional. Apesar disso, não existe hoje nenhum sistema de produção de sementes que atenda ao pequeno produtor. O Centro deverá preencher essa lacuna, buscando ao mesmo tempo incrementar a autonomia e a segurança alimentar dos agricultores familiares e de toda a população. Fundamentado no cultivo orgânico, tem como meta a produção de alimentos mais saudáveis e acessíveis.
Segundo o Secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, que participou da reunião realizada no MMA, a agrobiodiversidade é uma das prioridades assumidas pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que apóia totalmente a iniciativa no Pontal do Paranapanema.
O Centro de Sementes vai ser implantado inicialmente com recursos do ministério, que tem na coordenação do projeto os professores Paulo Kageyama, diretor de Conservação da Biodiversidade, e Rubens Nodari, gerente de Recursos Genéticos. Participaram também da reunião e serão parceiros da iniciativa o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Ibama de Presidente Epitácio (SP).

Fonte: Ascom MMA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog