AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Tecnologias de São Carlos são apresentadas no Show Rural Coopavel 2004, no Paraná

Diversas tecnologias, práticas agropecuárias e manejos desenvolvidos ou aperfeiçoados pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) serão apresentados durante esta semana, no Show Rural Coopavel 2004, que acontece em Cascavel-PR, até sexta-feira (dia 13). As tecnologias são exibidas em demonstrações de campo - como a variedade de cana-de-açúcar mais adequada à alimentação de bovinos - ou sob forma de folhetos, cartazes, publicações ou vídeos. Dois agrônomos da Embrapa Pecuária Sudeste - o extensionista Eli Schiffler e o pesquisador Luciano de Almeida Corrêa - estarão presentes em Cascavel, para dar mais esclarecimentos aos interessados. Os principais tópicos são os seguintes:

Variedades de cana-de-açúcar mais adequadas à alimentação de bovinos
O Instituto Agronômico (da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) apresentam, no campo do Show Rural Coopavel 2004, uma das variedades de cana-de-açúcar mais adequada à alimentação de bovinos, variedades essas recentemente selecionadas pelo Instituto Agronômico e pela Embrapa Pecuária Sudeste. A cana é usada como alternativa de alimentação no período da seca, época em que as pastagens apresentam pequena produção. Mas para maior produtividade e eficiência alimentar dos bovinos, não se pode utilizar qualquer cana. A variedade indicada para a pecuária tem um índice de conversão alimentar 18% superior ao da variedade de cana mais cultivada no Brasil.

Produção de leite é viável em propriedades familiares
A Embrapa Pecuária Sudeste exibe, no estande do Show Rural Coopavel 2004, uma maquete sobre o Projeto "Viabilidade da Produção Leiteira em Propriedades Familiares". Trata-se de um projeto em parceria com cerca de 80 pequenos produtores de leite no Estado de São Paulo. Outros produtores já passaram por todas as etapas do projeto - que tem duração de três anos - e hoje trabalham independentes. Este projeto demonstrou a viabilidade - técnica e econômica - da pequena propriedade, ou propriedade familiar, para a produção de leite. A Embrapa Pecuária Sudeste repassa tecnologias, manejos e procedimentos gerenciais e contábeis.
As propriedades - que funcionam também como Unidades Demonstrativas - possuem de 3,5 ha a 50 ha. São pequenos pecuaristas que estavam a ponto de abandonar a atividade e hoje estão numa situação confortável, tendo conseguido significativo aumento de produção e de renda, evitando o êxodo para a cidade. Na propriedade, desde que tecnificado e com bom gerenciamento, esse produtor consegue agora viver melhor do que como frentista em posto de gasolina, pedreiro ou motorista de ônibus, atividades praticadas por muitos ex-pequenos produtores, após terem vendido sua terra.
O problema do produtor sem tecnificação não é só falta de renda, mas, principalmente, de informação, de conhecer alternativas, que na maior parte dos casos são coisas simples e de baixo custo.
A Embrapa não dá recursos financeiros ao produtor e nem ele recorre a bancos. O aumento de renda vem da sua própria atividade, ao adotar tecnologias, manejos e bom gerenciamento. Os produtores se comprometem a seguir as recomendações técnicas e a dar à Embrapa todas as informações sobre as contas, ficando a propriedade aberta para monitoramento e vistorias.

Tecnologias diversas
Outras tecnologias, processos e manejos desenvolvidos ou aperfeiçoados pela Embrapa Pecuária Sudeste também podem ser apreciados, em publicações e em vídeo. Destacam-se vários aspectos da produção intensiva de carne e de leite a pasto, como o pastejo rotacionado, adubação de pastagens, cuidados ambientais na atividade pecuária, manejo de pastagens, cruzamentos entre algumas raças, produção de leite em propriedades familiares, escolha de sementes adequadas, nutrição, alimentação para a época da seca (silagem de capim, silagem de milho, cana + uréia, silagem de cana, aveia, alfafa, irrigação de pastagens), entre outros.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ
Assessor de imprensa
Embrapa Pecuária Sudeste
São Carlos-SP
Fone (0xx16) 261-5611

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog