AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, fevereiro 10, 2004

PECUÁRIA DE CORTE : Lagoa da Serra reforça sua bateria de touros europeus para oferecer mais opções ao cruzamento industrial

O cruzamento industrial é uma ferramenta importante para o sistema de produção de carne de qualidade com eficiência, pois alia a rusticidade e a adaptabilidade das raças zebuínas (bos indicus) com as características de maciez da carne, gordura entremeada (marmoreio) e acabamento de gordura das raças européias e britânicas (bos taurus), proporcionando carne de qualidade e segura, exigida pelo mercado. A fim de oferecer ao pecuarista mais opções para realizar o cruzamento industrial, a Lagoa da Serra, maior central de inseminação artificial da América Latina, com sede em Sertãozinho/SP, acaba de reforçar sua bateria de touros das raças taurinas.
O segmento de Touros de Corte (Taurinos) da Lagoa da Serra firmou novas parcerias e passa a contar com mais um touro Braford, três Charoleses Mochos, um Polled Hereford e quatro Senepol. “Essa ação faz parte do plano estratégico montado para reforçar as opções de reprodutores de Corte/Taurinos e oferecer orientação completa aos criadores interessados em realizar cruzamento industrial profissional e que dê resultados”, afirma Alexandre Zadra, gerente de Corte/Taurinos da Lagoa da Serra.
A Lagoa da Serra foi buscar reforços de touros Braford e Polled Hereford no plantel da Agropecuária Caty, um dos rebanhos fundadores da Conexão Delta G, importante projeto de seleção genética dessas raças, com 40 anos de experiência na seleção da raça Polled Hereford e 10 anos de Braford. A parceria possibilitou a contratação dos reprodutores Real e Supremo. “Esses reprodutores se caracterizam pelo bom rendimento de carcaça e são adequados para serem utilizado em cruzamentos em que há predomínio de raças continentais de elevado tamanho adulto”, analisa Zadra.

Charolês Mocho – A Lagoa da Serra fez outra parceria com a Fazenda Santa Tereza, um dos maiores criatórios da raça Charolês Mocho no Brasil, tendo recebido o prêmio The Best por duas vezes, como melhor criador da raça no País. Major, General e Iron são os novos integrantes da bateria da Lagoa da Serra. Segundo Zadra, uma das maiores contribuições da raça charolesa no cruzamento com matrizes zebuínas é que seus filhos desmamam muito pesados e apresentam destaque nas carcaças.

Raça Senepol – Os novos touros Senepol na Lagoa da Serra são Mustang, Hércules Jr., 5225 e 850, todos da Reprodutouros, cujo proprietário é José Antonio Fernandes Junior. “Musculatura, amplitude torácica e ossatura forte, além das altas DEPs para peso fazem desses reprodutores uma excelente opção para produção de bois pesados e musculosos” ressalta Zadra. Além disso, Mustang e Hércules Jr são descendentes de Hércules – um ícone no Brasil e nos Estados Unidos como touro transmissor de peso e leite à progênie, sendo o mais utilizado no programa Montana no Brasil.

Informações adicionais sobre os novos touros em coleta na Lagoa da Serra podem ser obtidas no site www.lagoa.com.br ou pelo telefone (16) 3945-2299.


Texto Assessoria de Comunicações – Tel.: (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog