AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 22, 2004

SEMINIS LANÇA O MIRAMAR, UM TOMATE MAIS DURÁVEL

O LANÇAMENTO FOI DURANTE A HORTITEC, UMA DAS MAIS IMPORTANTES EXPOSIÇÕES DA ÁREA DE HORTICULTURA DO BRASIL, REALIZADA DE 17 A 19 DE JUNHO EM HOLAMBRA/SP

O longa-vida Miramar, tomate híbrido para mercado fresco foi desenvolvido com o gene RIN (um ‘inibidor’ de amadurecimento), que proporciona mais firmeza ao fruto e prolonga sua vida pós-colheita. O novo tomate está sendo lançado no Brasil depois de um período de testes em campo, onde comprovou alta produtividade, resistência a doenças e boa adaptação a temperaturas elevadas. O desenvolvimento do Miramar é mais uma opção da Seminis para o mercado atacadista, que precisava de um produto durável pra reduzir as perdas no pós-colheita. O novo híbrido pode ser cultivado tanto em campo aberto como em área protegida e possui plantas rústicas, indeterminadas e vigorosas, permitindo a condução em uma ou duas hastes.
O agrônomo André Hirano, da área de Desenvolvimento de Produtos, explica que o Miramar se difere dos demais tomates tipo salada longa-vida pois produz pencas determinadas, com 5 ou 6 frutos, que dispensam o procedimento de raleio. Quando maduro, o Miramar é saboroso e tem coloração vermelha intensa, mantendo cerca de quatro cavidades (lóculos) de sementes.E acrescenta que os frutos são uniformes, com peso entre 200 e 220 gramas , protegidos pela ampla cobertura foliar da planta.. É um tomate adequado às principais regiões produtoras, pois mesmo quando cultivado sob altas temperaturas, o índice de rachaduras é muito baixo. O ciclo de produção varia entre 100 a 110 dias após a semeadura e 75 a 85 dias após o transplantio.
O Consultor Técnico da Seminis na região Sul, Cláudio Nunes Martins, ressalta que o produto tem grande potencial: “Em áreas bem manejadas, chegou a produzir acima de 350 caixas por mil plantas”. E lembra que o Miramar é resistente aos fungos Verticillium dahliae raça 1 e Fusarium oxysporum f.sp.lycopersici raças 1 e 2, a Nematóide e ao vírus ToMV.
OPÇÕES PARA TODOS OS MERCADOS Para atender adequadamente a todos os mercados e regiões de produção de tomates no Brasil, a Seminis investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tanto para mercado fresco como para processamento industrial. A empresa oferece produtos em sete diferentes segmentos de mercado, com um total de 27 cultivares indicadas para variados tipos de solo, clima ou preferências de consumo. A empresa é hoje líder mundial no desenvolvimento e comercialização de sementes de tomates, diz o Supervisor de Vendas no Brasil, Álvaro Peixoto: "É o maior banco de germoplasma (material genético) do mundo e uma rede formada por 14 pesquisadores da cultura". Essa estrutura permite grande agilidade no desenvolvimento de soluções e por isso a marca Seminis foi pioneira no lançamento dos híbridos resistentes ao geminivírus e várias outras doenças, do longa-vida com sabor, de híbridos mais produtivos e capazes de desenvolver o plantio em climas difíceis como no Nordeste e em Goiás, entre outras características. “Temos a preocupação de conciliar características que agradem ao produtor, ao atacadista e ao consumidor”, explica Álvaro, acrescentando que o produtor deve sempre consultar um agrônomo da Seminis ou da rede de Distribuidores para fazer a escolha certa.
No Brasil, a linha de produtos da marca Seminis é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, que oferecem suporte tecnológico ao produtor, pois agregam resistência genética a doenças, melhor teor nutricional, produtividade elevada e adaptação a condições de clima adversas. A sede da Seminis do Brasil é em Campinas/SP.

Fontes da Seminis do Brasil:
Antonio Carlos Pierro, Gerente de Pesquisa e Álvaro Peixoto, Supervisor de Vendas - Fone: (19) 3705 9300


Comunicativa - Fone (19) 3256 4863 - www.clicknoticia.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Como posso visitar vocês? Tenho interesse de saber e ver alguns produtos seus. Obrigado.

Edicon Machado disse...

machado.edicon@gmail.com
Gostaria de comprar sementes do tomate Miranar, onde tem um representante de vcs aqui na Bahia.
Moro próximo a Irecê?

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog