AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 29, 2004

Indústria veterinária doa vacinas contra aftosa ao Pará

Os fabricantes de vacina contra febre aftosa doarão 15 mil doses à Federação de Agricultura do Estado do Pará (FAEP) para imunização do rebanho de produtores sem recursos de Monte Alegre, no oeste do Pará, município que registrou ocorrência de focos de febre aftosa no dia 02 de junho.
As vacinas serão repassadas pela indústria veterinária ao governo do Pará, que será responsável pela vacinação dos animais daquela região, considerada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como de alto risco para a febre aftosa.
Emílio Salani, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne os laboratórios veterinários que atuam no país, explica que a iniciativa objetiva minimizar os riscos de contaminação de outros animais na região.
“Se quisermos erradicar definitivamente a febre aftosa precisamos colaborar com as localidades mais carentes de recursos, manter os investimentos em sanidade e atentar para aspectos importantes, como sistema de vigilância e controle, rastreabilidade, certificação de qualidade e, principalmente, integração efetiva de todos os segmentos da cadeia produtiva”, afirma Salani.
De acordo com o presidente do Sindan, apesar do aparecimento do foco de febre aftosa no Pará, é inegável o sucesso do País no combate à doença. “Ano após ano registra-se aumento dos índices de vacinação dos rebanhos e esse resultado deve-se ao trabalho de parceria entre produtores, governo e indústria, cada um fazendo sua parte”, informa Emilio Salani, ressaltando que o Brasil é o maior fabricante de vacinas contra aftosa no mundo, com capacidade para 500 milhões de doses/ano.

Texto Assessoria de Comunicações: telefone (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog