AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, março 12, 2014

A ÚLTIMA ARCÁDIA: JOAQUIM BARBOSA COMO VICE DE AÉCIO NEVES

Do Blog A Última Arcádia o sonho de consumo de todos aqueles que lutam por um Brasil melhor!

O VICE DE AÉCIO: CHACOALHANDO A DISPUTA

Em ano de eleição, o que não falta são palpites. Até mesmo jornalistas experientes dão sua opinião, sem a certeza de que serão concretizadas.

Também vou me dá o direito de palpites sobre as eleições 2014 para presidente. Meu palpite, talvez não se confirme, porém, tem coerência, prometo.

Nesse texto, vou falar sobre o vice de Aécio Neves, candidato do PSDB.

Antes, algumas considerações sobre o papel do vice.

Pouco sabemos sobre a real influência de um vice presidente sobre o presidente, congresso,senado, governadores e outras instituições.

Sabemos apenas, que uma de suas funções é aconselhar o líder, aquele que dá entrevistas e toma as decisões que afetam a todos, para o bem ou para o mal.

Recentemente, ficamos sabendo que Michel Temer telefonou para o presidente dá câmara, Henrique Alves, para que este suspendesse uma votação contraria ao planalto.

Foi uma ordem? Um pedido? Ou uma sugestão?

Ordem não poderia ser, porque o legislativo não pode se submeter ao Executivo. Então, ficamos com as duas alternativas.

Fato é que a ligação surtiu efeito imediato e a votação foi cancelada. Isso mostra a influência do vice. Salvo alguma grande catástrofe, PT e PMDB, apesar das rusgas, repetirao a chapa vencedora em 2010. Com Dilma candidata a presidente e Temer como seu vice. 

Pois bem,

É quase certo que Eduardo Campos e Marina Silva formarão outra chapa. Estes não aparentam focar os mesmos objetivos caso cheguem ao poder, o que convenhamos, é um problema. A Marina é muito "presidenciável" para se contentar em ser uma boa conselheira.

E como será a chapa encabeçada por Aécio Neves? Quem será o seu vice? Até agora, nada! Porém, muito se especula. O próprio Aécio, ao ser indagado sobre o assunto desconversa e deixa a questão em aberto.

Seguindo as muitas especulações já divulgadas, aposto que o candidato a vice presidente na chapa do Aécio Neves será o hoje ministro Joaquim Barbosa! 

Sim, algumas pessoas ligadas ao PSDB confirmam o interesse do partido em contar com o magistrado e de fato, se analisarmos o momento político, Joaquim Barbosa seria o nome mais acertado. 

Quando e se essa escolha for confirmada, Aécio Neves dará um enorme salto na sua candidatura. Transformando-se num perigo real para as pretensões petistas. 

Sinceramente, não vejo melhor opção para os tucanos. Quando começar o horário eleitoral, a Marina Silva conseguirá atrair, senão votos, ao menos a atenção dá grande mídia. Nossa atual presidente dispõe do seu padrinho político e de toda a máquina governamental. 

E no PSDB? FHC pode e deve está presente na campanha. Aloysio Nunes, Serra, Alckmin, também. Mas, nenhum desses nomes ou qualquer outro político da oposição, dará uma chacoalhada na disputa. 

Já o ministro Joaquim Barbosa tem todos os requisitos para atrair votos. Joaquinzão, caiu nas graças do povo e isso não pode deixar de ser aproveitado. 

Diz-se que o ministro tem um temperamento difícil, mas, vejo esse "defeito" como uma potencial qualidade para responder a qualquer ataque.

Além disso, Joaquim Barbosa como vice presidente pode tranquilamente trazer bons frutos para o Brasil nas relações internacionais. É um homem versado em vários idiomas e bastante conhecido dá comunidade acadêmica internacional.

Por fim, o PT desde de 2006 vem gabando-se de que o mensalão em nada influiu nas eleições. É verdade. 

Joaquim Barbosa como vice, também corrigiria esse erro, apresentando-se como aquele que mandou poderosos pra cadeia. 

É isso aí, pessoal. Vamos aguardar pelo vice de Aécio Neves. 
 

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog