AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, setembro 21, 2004

União Européia aprova sementes transgênicas

A Comissão Européia autorizou na semana passada as primeiras sementes geneticamente modificadas (GMs) para uso comercial no território da União Européia. Um total de 17 variedades de milho GM foram adicionadas ao Catálogo Comum de Sementes dos países que compõem a Comunidade Européia, e uma variedade de canola foi aprovada para venda, permitindo o plantio e o seu comércio em todos os 25 países-membros.
David Byrne, comissário europeu para a Saúde e Proteção ao consumidor, afirmou que o milho tem sido "completamente testado quanto à sua segurança para a saúde humana e o meio ambiente". Byrne ressalta que a variedade já vem sendo plantada na Espanha há anos, sem nenhum problema.
Beate Gminder, um dos porta-vozes da Comissão, afirmou que qualquer produtor da União Européia está legalmente liberado para comprar e plantar as variedades listadas, mesmo que alguns países como o Reino Unido tenham estabelecido suas próprias regras para os grãos GMs.

Alternativa adequada
Ao mesmo tempo em que a UE aprova as primeiras sementes transgênicas, uma grande conferência sobre alimentos geneticamente modificados foi iniciada na Alemanha fazendo apelos para que a Europa abrace mais fortemente os alimentos GMs. Realizado em outras oportunidades apenas na América do Norte, o continente europeu decidiu promover o encontro diante das grandes expectativas de abertura da Europa aos negócios envolvendo a biotecnologia.
Diversos participantes do evento afirmaram que as plantas GMs demonstraram ser seguras para o consumo e para o meio ambiente, o que deve levar os consumidores europeus a aceitar os produtos que utilizam tais matérias-primas.
Eric Cline, representante do Canadá (onde a biotecnologia é amplamente usada na agricultura), chamou atenção para os benefícios da adoção da tecnologia para outros campos, além da produção de alimentos. "Não podemos ignorar o potencial que a biotecnologia oferece", afirmou, citando a produção de medicamentos e as vantagens para a indústria e para o meio ambiente.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog