AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, julho 19, 2004

Merial apóia 4º Programa Touros do Futuro

A Merial Saúde Animal, empresa líder mundial em pesquisa, desenvolvimento de vacinas e produtos veterinários, está apoiando o 4º “Touros do Futuro”, um dos mais completos programas de seleção de reprodutores de alta qualidade genética do mercado, que objetiva, sobretudo, o melhoramento genético das raças zebuínas de corte, a partir da captação precoce de futuros reprodutores utilizando-se informações de DEP’s (Diferenças Esperadas na Progênie) do banco de dados e as informações geradas pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O Programa Touros do Futuro visa não só esta pré-seleção, mas também completa avaliação de desempenho e características de produção dos animais pré-selecionados em diferentes condições, culminando com teste de progênie para os melhores. Aqueles que foram identificados como indivíduos geneticamente melhoradores serão aprovados para ter sêmen comercializado para o mercado, oferecendo segurança para os pecuaristas e retro-alimentando o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, explica o dr. Fábio Melo Borges, da Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), parceira do programa.
Os bovinos passam por etapas classificatórias, pesagens e avaliações regulares, quando são acompanhados e têm todo o programa de manejo sanitário construído pela Merial Saúde Animal, empresa responsável pela sanidade dos animais. “A participação dos parceiros, como a Merial, é fundamental para o melhor desenvolvimento dos animais participantes do Touros do Futuro”, afirma Fábio Melo Borges. Mais de 60 machos das raças nelore e nelore mocho, oriundos de vários criatórios do Brasil, foram selecionados entre 30 mil nascimentos cadastrados no banco de dados da ABCZ para o programa.
O controle sanitário dos animais conta com o apoio do Hospital Veterinário de Uberaba , instalado no campus da FAZU. Os resultados são acompanhados pela Merial com auxílio do seu veterinário local, Leonardo Peres, utilizando o programa sanitário PersonalVet. Segundo Fábio Borges, além de oferecer produtos de alta qualidade a Merial também é responsável por trazer para dentro da instituição maior conhecimento aos alunos, que vivenciam a realidade em aulas práticas. “Parceiros deste nível otimizam o desenvolvimento dos alunos, além de manter a sanidade dos animais que participam das provas”, enfatiza o especialista. O Programa Touros do Futuro também conta com a parceria da central de inseminação ABS Pecplan e da Embrapa Gado de Corte.

Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 3675-1818
Jornalista responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog