A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, junho 24, 2004

Projeto vai reaproveitar dejetos de suínos no Sul

Centro de tratamento foi inaugurado ontem e dará suporte aos criadores de porcos
Braço do Norte - O despejo de dejetos suínos jogados diretamente nos rios tem sido um dos maiores problemas ambientais da região Sul do Estado. Mas, a partir de hoje, este problema começa a ser solucionado. Ontem, foi inaugurado a unidade de tratamento de dejetos de suínos, na região do Alto Vale do Rio Braço do Norte. O centro faz parte do projeto Validação de Tecnologia para o Manejo, Tratamento e Valorização de Dejetos Suínos em Pequenas Propriedades, realizado pela Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), Fundagro, Epagri, Embrapa e Unoesc, com apoio do Funcitec, CNPq, Finep e Perdigão. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre os tipos de tratamento de dejetos já utilizados pelos criadores da região. "Existem vários tipos de tratamento, como o biodigestor para a produção de esterco, o sistema de lagoa anaeróbica, entre muitos", explica o gerente regional da Epagri Luiz Marcos Bora. "Com o centro, nós vamos estudar essas formas e saber exatamente quais as vantagens da cada uma", diz. Entre os tratamentos utilizados atualmente, Bora destaca o sistema de biodigestor para a produção de energia elétrica, um sistema revolucionário que promete reduzir de forma considerável os custos da produção. "Nesse sistema, os dejetos são colocados em local preparado para decomposição. O gás metano produzido pela decomposição é captado e alimenta um motor de explosão que gera energia. É realmente um sistema inovador", ressalta. Nos últimos anos os criadores começaram a se conscientizar dos danos causados pela atividade ao meio ambiente. Aos poucos foram percebendo que os dejetos poderiam ser reaproveitados e passaram a investir mais no seu tratamento. Além de Braço do Norte, este projeto vem sendo desenvolvido também em Orleans, Joaçaba, Iomerê, Chapecó e Concórdia. A estrutura das granjas e a proximidade com nascentes de rios foram critérios para seleção das propriedades, onde foram construídos sistemas para armazenar, tratar e reutilizar os dejetos. O produtor Valdir Wiggers, que tem um plantel de 50 matrizes em Braço do Norte, participa da pesquisa. O sistema de criação de Wiggers é do tipo ciclo completo, gerando cerca de 1.000 animais terminados por ano. Com recursos da pesquisa, ambientalistas da Universidade Federal de Santa Catarina estão monitorando na propriedade de Wiggers o funcionamento das novas instalações: um biodigestor e duas esterqueiras. "Este sistema vai buscar a sustentabilidade da suinocultura", avalia o professor Paulo Belli, coordenador da UFSC na unidade de Braço do Norte. O biodigestor permite o aproveitamento do biogás, transformando o dejeto em energia.

Fonte: A Notícia

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog