AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, junho 24, 2004

FIM DO EMBARGO RUSSO ÀS CARNES BRASILEIRAS ESTÁ PRÓXIMO

O ministro interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima, deverá receber amanhã (24/06) informação oficial do governo da Rússia sobre o fim do embargo às importações de carne do Brasil, suspensas desde a última sexta-feira devido à divulgação do registro do foco de febre aftosa no município de Monte Alegre (PA). A informação foi dada a Costa Lima pelo ministro conselheiro da embaixada russa em Brasília, Alexey Labetsky.
O deputado Odacir Zonta (PP-SC), ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, informou hoje (23/06) ao ministro interino ter recebido telefonema do chefe da representação da Sadia em Moscou, Natálio Motta, confirmando para amanhã a suspensão do embargo russo às carnes brasileiras.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, informou hoje ao ministro interino que o prejuízo estimado para o setor no estado chegaria a US$ 5 milhões por dia. Costa Lima receberá amanhã um grupo de empresários e de representantes do governo catarinense, liderados pelo secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, que irá expor as dificuldades enfrentadas pelo setor no estado devido ao embargo russo.
A Rússia suspendeu as inspeções e emissões de certificados de exportação de carnes realizadas por seus veterinários nos portos brasileiros até a avaliação das informações prestadas pelo governo brasileiro. A Rússia comunicou a suspensão temporária das inspeções e certificações ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) na última sexta-feira (18/06).
A Rússia responde por 12% das importações de carnes do Brasil. De janeiro a maio deste ano, foram embarcadas para o mercado russo 217,8 mil toneladas de carnes suínas, bovinas e de frango. Em 2003, o Brasil vendeu 612 mil toneladas de carnes, com uma receita de US$ 595,2 milhões.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog