AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, junho 24, 2004

Brasil implementa sistema que possibilita incrementar exportação de carne bovina

Parceira internacional entre empresas brasileira e alemã garante rastreabilidade com segurança da carne bovina que deve abrir ainda mais as portas do mercado externo para a carne bovina nacional

O Instituto Genesis (www.institutogenesis.com.br), maior certificadora do agronegócio do País, acaba de firmar um acordo de cooperação histórico com a Orgainvent, empresa de origem alemã líder em sistemas de rastreabilidade em toda a cadeia de produção de carnes e outros produtos alimentícios, que deve contribuir para incrementar ainda mais a exportação de carne bovina nacional e facilitar as relações comerciais entre produtores e o varejo. "O know-how adotado por meio desta parceria visa atender a uma demanda do mercado, que já está ansioso pelo nosso produto”, argumenta Henrique Victorelli Neto, presidente do Instituto.
O acordo foi firmado durante a X Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne, maior feira indoor do segmento na América Latina - viabiliza a implementação de um sistema de rastreabilidade no qual o consumidor pode conhecer a origem da carne que vai consumir. Por meio de um código identificador, o animal é acompanhado desde o pasto até o abate e venda para os varejistas. Com isso, o consumidor tem a certeza de que procedimentos padrões aceitos internacionalmente foram adotados nas etapas de produção da carne. Entre eles, os de manejo, corte e acondicionamento, por exemplo.
Como primeira iniciativa para implementação do sistema, em julho, técnicos europeus e argentinos estarão no país para oferecer o treinamento para a equipe brasileira, em duas unidades modelo. A expectativa é desenvolver e ampliar a tecnologia que vai proporcionar o encontro da produção com o varejo. "Os resultados obtidos nas propriedades devem ser apresentados ao mercado ainda neste ano", acrescenta Victorelli. A expectativa é de, em janeiro de 2005, comercializar o produto brasileiro de acordo com as normas européias, o que deve incrementar ainda mais as exportações para o principal mercado consumidor da carne brasileira, que no ano passado atingiu a marca de 1,4 milhão de toneladas vendida em todo o mundo.
Para o Instituto, o acordo com a Orgainvent, que atende mais de 300 grandes redes de varejo européias, representa um passo certeiro para a entrada em um mercado qualitativo. Para os criadores brasileiros é a expectativa de uma melhor remuneração pelo produto diferenciado que será colocado nas prateleiras. O acordo abre oportunidades para negociações diretas com a indústria, o Direct Trade, eliminando as etapas intermediárias. "Com isso, o Brasil poderá diferenciar seus produtos, daqueles sem controle, já que o produto rastreado atende ao conceito de segurança alimentar, amplamente adotado na Europa", lembra Ignácio Guerrico, managing director da Orgainvent Latin America.

Sobre o Instituto Genesis
O Instituto Genesis, com sede em Londrina (PR), é uma entidade que se dedica a potencializar a produção brasileira. O Departamento de Certificação Animal é credenciado pelo Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Fazem parte da carteira de clientes da entidade mais de 10 mil propriedades rurais, com um rebanho de aproximadamente seis milhões de cabeças. Outras informações www.institutogenesis.com.br.

Sobre a Orgainvent
A Orgainvent pertence ao mesmo grupo que desenvolveu e coordena as normas internacionais Eurepgap (Good Agricultural Practices (GAP) do Eurep (Euro Retailer Group). O sistema de rastreabilidade é reconhecido e utilizado em todo o território europeu.

CONTATOCOM
Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)
Cel: 55 [11] 9911-2666
Pabx: 55 [15] 224-1000 / www.contatocom.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog