AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Tomate Duradoro surpreende produtores em Santa Cartarina

Lançado em 2001 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o tomate Duradoro, um híbrido do tipo longa vida, esta surpreendendo produtores de Santa Catarina. Segundo o agricultor Jair Boaventura, que instalou uma unidade de observação de Duradoro em sua propriedade, em Caçador, não houve nenhuma ocorrência de doença na planta e os frutos são de excelente porte com, em média, 240 gramas. “Os agricultores vizinhos ao local de plantio estão surpresos com a qualidade, sendo que as primeiras caixas colhidas pesaram em média 33 Kg", explicou ele.
Testado anteriormente em Goiás, no Distrito Federal, em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em Mato Grosso e no Ceará, o Duradoro apresenta resistência a inúmeras doenças, como o vira-cabeça (Tospovírus), a mancha-de-estenfílio (Stemphylium solani), a murcha-de-fusário (Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici raça 1) e a murcha-de-verticílio (Verticillium dahliae raça 1). Graças à isso ele tem uma produtividade de cerca de 250 a 300 caixas a cada 1000 plantas com frutos de ótima aceitação no mercado e de sabor superior aos outros híbridos do tipo longa vida.
Além de bons resultado no campo, o Duradoro apresenta também boa conservação após a colheita e rendimento superior ao Santa Clara na fabricação de tomate seco. O híbrido da Embrapa Hortaliças também apresenta vantagens para o consumidor. Em testes de laboratório, o índice de vitamina C, que traz benefícios aos olhos e à pele, encontrada no fruto foi aproximadamente 50% maior que o do tomate líder de mercado.
Os interessados podem solicitar sementes de Duradoro por meio do Serviço de Atendimento do Cidadão da Embrapa Hortaliças pelo telefone (61) 385-9110; pelo e-mail sac.hortalicas@embrapa.br, ou pela internet, no site www.cnph.embrapa.br.

Informações à imprensa
Marcos Esteves
Embrapa Hortaliças
Tel.: (61) 385-9109

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog