AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Embrapa de Pelotas e Associação dos Agricultores de Dom Pedrito promovem dia de campo

Nesta sexta-feira, dia 27, todas as atenções do setor orizícola estarão voltadas ao município de Dom Pedrito. Nesta data, a partir das 13h, haverá Dia de Campo na Fazenda Tulipa, localizada na cidade pedritense. A atividade está sendo organizada pela Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Associação dos Agricultores de Dom Pedrito e FMC. Também conta com apoio da Sanchotene Agropecuária e Rigo Agropecuária.
A tarde de campo está marcada para iniciar às 13 horas, na sede da Fazenda Tulipa, na estrada do Ponche Verde, a 22 quilômetros de Dom Pedrito. A abertura será marcada às 13h30min, com explanação dos pesquisadores da Embrapa e dos irmãos Forsin, proprietários da Fazenda Tulipa. O evento tem continuidade com a visitação nas lavouras, onde os participantes poderão conhecer as cultivares de arroz irrigado. A estação será apresentada pelos pesquisadores Ariano de Magalhães Júnior e Paulo Fagundes. Na oportunidade, Victor Hugo Fonseca Porto irá explanar sobre licenciamento de sementes da Embrapa.
As atividades seguem na estação dois, onde será apresentado a otimização do uso de herbicidas na lavoura de arroz irrigado, pelo técnico André Andes. A otimização do uso de adubação nitrogenada em arroz irrigado será relatada pela pesquisadora Walkyria Scivittaro e a otimização do uso da água e fosfatos naturais na lavoura de arroz irrigado terá como palestrante Algenor Gomes. A tarde de campo encerrará na estação três, quando o proprietário Luís Forsin apresentará a cultivar BRS 7 Taim.

Resultados
Os experimentos de variedade de arroz no município de Dom Pedrito tem como proposta contribuir com a orizicultura irrigada, tornando-á mais eficiente, rentável e competitiva. O trabalho desenvolvido pela empresa de pesquisas de Pelotas objetiva promover a integração entre a pesquisa e o setor produtivo por intermédio do desenvolvimento e transferência de tecnologia.
A Embrapa também tem como propósito promover a utilização racional de técnicas de manejo, promoção de gerenciamento técnico-operacional e diversificação do sistema de produção. Esse experimento busca a melhoria da qualidade ambiental por meio da otimização do uso de insumos e processos que visem acalmar os possíveis impactos negativos sobre o ecossistema de várzeas.

Palestra
Ainda para o dia 27 de fevereiro, está programada a 2ª Jornada Técnica de 2004. A palestra está marcada para à noite, no CTG Rodeio da Fronteira. Na ocasião, será debatida a "Situação atual e perspectivas para o mercado do arroz em 2004". O assunto em pauta será explanado pelo profissional Marco Aurélio Tavares, de Porto Alegre.

Contatos e Informações:
(53) 99599914 - Assessora de Imprensa - Márcia Marinho
(53) 243 3256 - Associação dos Agricultores de Dom Pedrito;
(53) 99721468 - Fazenda Tulipa;
(53) 275 8113 - Embrapa Clima Temperado Pelotas.
Márcia Marinho - Assessora de Imprensa - (53) 99599914

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog