AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

COMEÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM CINCO ESTADOS

Cincos estados brasileiros promovem em março mais uma etapa do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). É a primeira fase da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que será realizada de 1º a 31 no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará e leste de Minas Gerais. Nessas áreas há 21,3 milhões de cabeça de gado, o equivalente a cerca de 11% do rebanho brasileiro de 187 milhões de bovinos. A meta do Mapa é vacinar 100% do rebanho nessas unidades da Federação.
De acordo com o diretor substituto do Departamento de Defesa Animal (DDA), Jamil Souza, o Rio de Janeiro tem cerca de 2 milhões de cabeças; a Bahia, 8 milhões; o leste de Minas Gerais, 8 milhões; o Espírito Santo, 1,8 milhão; e o Ceará, 1,5 milhão. A segunda fase da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa nessas áreas será realizada em setembro deste ano. Nos demais estados, a primeira e a segunda etapas da campanha ocorrem principalmente em maio e novembro.
A vacinação é obrigatória, enfatiza Jamil Souza. “Essa é uma das mais importantes ações de defesa sanitária da pecuária brasileira”, destaca o diretor substituto do DDA. Hoje, 91% do rebanho bovino nacional estão livres de aftosa com vacinação. Graças a essa condição, o país tem conseguido ampliar mercados para as exportações do setor. No ano passado, as vendas externas de carne bovina somaram cerca de US$ 1,5 bilhão.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog