AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

MINISTRO ABRE MAIOR EVENTO MUNDIAL SOBRE SOJA EM FOZ DO IGUAÇU

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, abre neste domingo (29/02), às 19h30, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR), o maior evento mundial sobre pesquisa, processamento e o complexo agroindustrial da soja. Num único local, centenas de especialistas e pesquisadores participarão de três encontros paralelos: a VII Conferência Mundial de Pesquisa de Soja; a IV Conferência Internacional de Processamento e Utilização de Soja; e o III Congresso Brasileiro de Soja.
Os 1.500 participantes esperados para o evento discutirão, entre outros temas, a situação atual da soja, as perspectivas mundiais para o grão, o uso de organismos geneticamente modificados, as soluções para o combate à ferrugem asiática, os benefícios na redução de riscos de doenças crônicas e seu uso como biodiesel.
Os eventos, promovidos pela Embrapa Soja, seguem até o próximo dia 5 de março e devem reunir cerca de 200 palestrantes de diversos países. Serão apresentados mais de 700 trabalhos científicos sobre os mais diversos aspectos da pesquisa científica, como novas tecnologias de produção, armazenamento, logística, consumo, aspectos sócio-econômicos e ambientais, e industrialização.
Pela primeira vez realizada num país da América, a Conferência Internacional de Processamento e Utilização de Soja tratará da produção para processamento e utilização; controle de qualidade; nutrição e funcionalidade fisiológica; produtos tradicionais; novos processos e utilização para alimentos; óleo comestível e ração; inovações do uso não-alimentar da soja e estratégias de disseminação da utilização. A Conferência Mundial de Pesquisa de Soja discutirá tópicos como melhoramento e germoplasma; fatores bióticos; fatores abióticos; biotecnologia; ambiente e manejo sustentável dos sistemas de produção de soja; aspectos sócio-econômicos; mecanização e tecnologias pós-colheita e estratégias para transferência de tecnologia.
No âmbito nacional, o Congresso Brasileiro da Soja discutirá aspectos importantes do potencial de expansão de área e de produtividade do grão; competitividade no mercado mundial; prós e contras da transgenia; a integração soja e pecuária; o manejo da soja para alta produtividade; a ferrugem asiática; o sistema cooperativo da Embrapa Soja para o desenvolvimento de cultivares; e os desafios tecnológicos das sementes tropicais.
O momento é particularmente favorável para o Brasil sediar esses eventos. O país tem atraído o interesse do mundo em razão da extrema profissionalização dos produtores e o nível tecnológico adotado nas lavouras. Em apenas quatro décadas, o Brasil passou de produtor marginal para ser o maior exportador mundial do complexo soja (grão, farelo e óleo) – o país é o segundo produtor mundial, com uma produção estimada em 57,7 milhões de toneladas na safra 2003/2004. Além disso, o agronegócio da soja é o principal ítem da pauta de exportações das agroindústrias brasileira, argentina e paraguaia. Em 2003, o Brasil embarcou US$ 8,12 bilhões do complexo soja.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog