AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 02, 2004

Sabor novo na xícara

Uma nova variedade de café está chegando às xícaras brasileiras. O lançamento será feito nesta quarta-feira (2/6), às 9h, em Londrina. Conhecida como IPR 98, a nova cultivar foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e tem porte baixo, resistência à ferrugem e ciclo de maturação mediano, permitindo que a colheita seja feita em etapas.
Segundo Tumoru Sera, pesquisador da Área de Melhoramento Vegetal do Iapar, a IPR 98, obtida pelo melhoramento genético, é resistente aos 45 tipos de ferrugem conhecidos no mundo. “A ferrugem causa, só nas lavouras do Paraná, uma perda de 40% na produtividade e de 10% na qualidade do produto”, disse à Agência FAPESP.
“Além disso, as plantas possuem porte baixo e são ideais para o plantio adensado, podendo pular de 4 mil mudas por hectare para 8 mil mudas por hectare, duplicando a produtividade e reduzindo o custo de produção por saca”, afirma. Segundo Sera, a nova variedade tem potencial para produzir mais de 75 sacas por hectare em plantio adensado.
O sistema de cultivo da variedade IPR 98 possibilitará a colheita escalonada, em duas épocas distintas do ano e não mais em apenas um único período, fazendo com que o risco de chuvas na colheita seja reduzido pela metade. “A colheita escalonada reduz ainda gastos com mão-de-obra e possibilita colher uma maior quantidade de frutos maduros, o que dá uma bebida de qualidade superior”, explica Sera.
Segundo o pesquisador, a variedade pode ser plantada tanto em regiões frias como em localidades mais quentes de Estados como Paraná, São Paulo e Espírito Santo. As sementes serão distribuídas pelo Programa de Distribuição de Sementes do Iapar, registrado no Ministério da Agricultura, aos produtores interessados pelo plantio comercial da nova variedade.
Mais informações: www.iapar.br.


Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog