AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 02, 2004

Comitê Gestor do CT-Agro discute áreas prioritárias para aplicação de recursos

Na primeira reunião deste ano do comitê gestor do fundo setorial de Agronegócios (CT-Agro), realizada hoje (1), foi feita uma avaliação sobre a situação orçamentária do Fundo para este ano e discutidas áreas prioritárias, nas quais os recursos disponíveis devem ser aplicados.
O fundo setorial de Agronegócios é presidido pelo secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg, e constituído por representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da comunidade científica, do setor produtivo, dos ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Rodrigo Rollemberg disse que o Fundo deve contemplar o agronegócio intensivo em capital. "Ele vem contribuindo para o bom desempenho do Brasil no comércio exterior, mas deve também promover o desenvolvimento de projetos de baixo grau de complexidade tecnológica e de grande impacto social".
O secretário sugeriu quatro eixos fundamentais, em torno dos quais os recursos devem ser empregados: segurança alimentar nutricional; agricultura familiar; arranjos produtivos locais com ênfase às cadeias de agronegócios (que representam cerca de 60% da demanda de apoio de APL no ministério) e tecnologias apropriadas.
Em relação ao último tema, o Rollemberg destacou a importância da difusão de tecnologias de baixo custo, que ao serem utilizadas podem representar ganhos na produção. Ele citou como exemplo o modelo de armazenamento de água de chuva em pequenas barragens sucessivas desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG). O modelo promove a recuperação do lençol freático, a redução da degradação ambiental pela contenção das enxurradas, e a ampliação da capacidade de suporte vegetal (devido a uma maior quantidade de umidade no solo disponível), favorecendo a agricultura em pequena escala.
O ex-ministro da Agricultura, Alisson Paulinelli, que representa o setor produtivo no Fundo, sugeriu que o CT-Agro apoiasse dois temas relevantes: o manejo solo-água-planta e o sistema lavoura-pecuária. Já o pesquisador da Embrapa, Sílvio Crestana, representante da comunidade científica, destacou como temas relevantes para o apoio do CT-Agro, a cooperação internacional com países do Hemisfério Sul (especialmente China e Índia), o fortalecimento do sistema de defesa agropecuário nacional e defendeu, ainda, a participação da extensão universitária na difusão de tecnologias apropriadas para a promoção do desenvolvimento social, ambiental e local.
Na reunião, foram ainda apresentadas as diversas ações implementadas pelas duas agências de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia: CNPq e Finep.

Andrea Vilhena - Assessoria de Imprensa do MCT

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog