AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 02, 2004

INMET PREVÊ CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NORMAIS EM QUASE TODO O BRASIL

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE) divulgaram hoje (01/06) a previsão do tempo para o próximo trimestre. Realizada por um grupo de experientes cientistas das duas instituições, a previsão para o trimestre junho, julho e agosto é de chuvas dentro das condições normais no Centro-Oeste e Sudeste.
Na região Norte do país, as chuvas deverão variar de normal a abaixo da média histórica, à exceção do Acre e do sul do Tocantins, onde a previsão é de chuvas normais. No Nordeste, a previsão é de chuvas, variando de normal a abaixo da média histórica nas regiões noroeste e leste. O Sul do país terá chuvas normais a ligeiramente acima da média histórica no leste da região
Após analisar as previsões numéricas e a evolução das condições oceânicas e atmosféricas nos últimos meses, os especialistas concluíram que as temperaturas deverão ficar dentro do normal no Nordeste, de normal a ligeiramente acima da média histórica no Norte e variar de normal a abaixo da média no extremo sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas serão normais, dentro das médias históricas.
Abril - O principal aspecto observado no mês de abril foi a ocorrência de chuvas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul, após três meses consecutivos com déficit de precipitação. Choveu acima da média no extremo norte da região Norte, em Tocantins e no interior do Maranhão e Piauí. A atuação de fenômenos climatológicos, como cavados e vórtices ciclônicos, em altos níveis contribuiu para elevar as chuvas acima da média climatológica em quase toda a região Sudeste. As chuvas foram escassas em grande parte do Amazonas e Pará. Destacou-se o déficit hídrico no leste da região Nordeste, quando se inicia o período mais chuvoso.
A atuação de quatro massas de ar frio causou declínio de temperatura nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil. As anomalias da temperatura da superfície do mar (TSM), observadas na faixa equatorial do Pacífico, continuam sem indicar a presença dos episódios “El Nino” ou “La Niña”. Apesar disso, as temperaturas máximas e mínimas ficaram acima da média histórica em quase todo o Brasil.
- Mais Informações em www.inmet.gov.br ou pelo (61) 344-7743, com Leonardo Paiva.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog