AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, maio 25, 2004

Dia de Campo na TV mostra tecnologia da Embrapa para enriquecer farinha com ferro

O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 28 de maio, sexta-feira, das 9h às 10 h da manhã (horário de Brasília). E vai falar sobre a Produção de farinha de trigo fortificada com ferro. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em conjunto com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, com sede no Rio de Janeiro - RJ, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para cumprir determinação governamental de combater a anemia por carência de ferro e os problemas de saúde provocados pela carência de ácido fólico na gestação, a Embrapa Agroindústria de Alimentos sistematizou o processo de enriquecimento com ferro e ácido fólico de farinhas de trigo, fubá e flocos de milho. A anemia representa um grave problema de saúde pública, principalmente em crianças e em mulheres em idade reprodutiva. A carência de ácido fólico provoca malformações nos fetos, como mielomeningocele e lábio leporino.
O Dia de Campo na TV vai abordar as orientações para a adição de ferro que vêm sendo repassadas ao setor moageiro nacional na forma de manuais técnicos contendo informações sobre as farinhas enriquecidas e os efeitos benéficos que estas vão provocar na prevenção da anemia ferropriva e dos problemas decorrentes da ausência de ácido fólico.
O público-alvo são os empresários e profissionais do setor de moagem de trigo e milho, panificação, massas e biscoitos, profissionais dos setores de alimentos e saúde, e a população em geral, que vai consumir os produtos enriquecidos com ferro.
O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações:

Embrapa Agroindústria de Alimentos
Jornalista: João Eugênio D. Rocha (MTb. 19.276)
Fone: (21) 2410 - 7488
E-mail: joao@ctaa.embrapa.br
http://www.ctaa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Fone: (61) 448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br
http://www.sct.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog