AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, maio 25, 2004

Leite de Búfala pode oferecer mais que o dobro de ácido anticancerígeno

O leite de búfala possui o dobro de ácido linoléico conjugado (CLA) que o leite de vaca. Segundo pesquisa desenvolvida em Brasília pelo professor Ronaldo Lopes Oliveira, juntamente com o Departamento de Zootecnia da Faculdade UPIS, a presença do CLA – substância anticancerígena e importante na redução do colesterol ruim (LDL) – pode ser ainda maior, com o aumento das fontes de gorduras na alimentação dos bubalinos. O resultado final do trabalho será divulgado em Brasília, durante o Zootec 2004, que compreende o VI Congresso Internacional de Zootecnia e o XIV Congresso Nacional de Zootecnia, de 28 a 31 de maio, no Hotel Blue Tree Park, com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A pesquisa, de acordo com o Professor Ronaldo, teve duração de um ano e meio e foi feita com 12 búfalas da raça murrah. A idéia surgiu na década de 90, quando o mundo estava estudando a gordura do leite de vaca. "Havia a desconfiaça, mas agora sabemos exatamente qual o nível de superioridade da presença do CLA na gordura do leite de búfala, em relação ao de vaca", explica ele. No trabalho, ficou provado também que o aumento das fontes de gorduras na alimentação das búfalas, principalmente com grão de soja, óleo de soja e caroço de algodão, eleva ainda mais o teor de CLA na gordura do leite.
A próxima batalha, anuncia o Professor Ronaldo, será comprovar que há presença maior de CLA na carne bubalina que na bovina. "Iniciaremos em breve esta nova pesquisa, buscando também o grau de aumento deste ácido com a alteração da alimentação".

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog