AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, março 31, 2004

Programa da Merial ajuda no controle da imunossupressão nas aves

As doenças imunossupressoras, que baixam a resistência imunológica, são bastante temidas na avicultura. Produtores de diversas regiões do País já sofreram perdas econômicas consideráveis, devido à baixa produtividade que os plantéis apresentam quando detectado o problema.
Ricardo Pereira, médico veterinário e diretor de negócios de avicultura da Merial, empresa líder mundial em saúde animal, explica que a mais conhecida enfermidade imunossupressora é a doença de Gumboro (IBD), também denominada como doença infecciosa da bolsa. Trata-se de uma patologia infecto-contagiosa que ataca o sistema imunológico (Bolsa de Fabrício) das aves, levando o animal à baixa resistência imunológica (imunossupressão), que os deixa susceptíveis às enfermidades secundárias, podendo levá-los à morte.
O vírus da doença de Gumboro é muito estável ao meio ambiente e resistente a alguns desinfetantes, permanecendo alta a sua capacidade de infecção e difusão por diversos meses. Segundo Ricardo Pereira, a transmissão pode ocorrer pelo contato com aves infectadas ou rações, água, equipamentos e roupas contaminadas. “Aves silvestres, insetos e o próprio homem são os prováveis disseminadores do agente viral”, complementa o especialista.
Para prevenir a doença de Gumboro e outras enfermidades imunossupressoras, como Doença de Marek, Reovírus e Anemia Infecciosa das Aves, os avicultores devem ficar atentos aos programas de controle disponíveis. “O proprietário da granja deve observar os sinais clínicos de imunossupressão, como baixo desempenho corpóreo mesmo que bem manejados; no caso das poedeiras: baixa quantidade de ovos; lotes que não respondem à vacinação ou animais mortos”, explica Ricardo Pereira. Além disso, o produtor deve estar atendo ao atraso e crescimento desuniforme, baixo ganho de peso e alta conversão alimentar (aves não alcançam os rendimentos estabelecidos).aves deprimidas, aumento das reações respiratórias, baixa resposta às vacinações (títulos de anticorpos), taxa de mortalidade, surto de diferentes doenças,
A Merial disponibiliza para os seus clientes o “Immune Foundation”, programa que conta com ampla linha de produtos e serviços especializados, voltados para o bem-estar das aves. Recentemente, também lançou no mercado brasileiro as vacinas IBD-Blen e Bursa Blen M contra a doença de Gumboro, além de fabricar uma ampla variedade de vacinas para aves, contra Marek, Gumboro, Reovírus e Bouba para pintos de 1 dia. Para as matrizes, estão disponíveis vacinas contra Gumboro, Reovírus e Anemia Infecciosa, proporcionando transmissão efetiva de anticorpos maternos.
“A proteção, tanto para os frangos de corte como para as poedeiras comerciais começa com um programa de vacinação correto em lotes de reprodutoras, que assegure a transferência de anticorpos de boa qualidade à progênie. Para que uma ave seja 100% saudável, os sistemas imunológico, respiratório, digestivo e reprodutor devem funcionar plenamente, o que pode depender da qualidade do programa utilizado”, comenta Ricardo Pereira.


Informações sobre a linha de produtos para avicultura da Merial podem ser obtidas pelo site: www.merial.com.br

A Merial, líder mundial em saúde animal, está voltada para a inovação. Emprega cerca de 6.000 pessoas, atuando em mais de 150 países do mundo. A Merial oferece aos consumidores ampla linha de produtos farmacêuticos e vacinas para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de inúmeras espécies animais. Seu faturamento em 2002 ultrapassou US$ 1,7 bilhão. Merial é uma joint-venture entre Merck & Co., Inc. (NYSE: MRK) e Aventis S.A. (NYSE:AVE).


Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 3675-1818
Jornalista responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog