AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

SHOWTEC 2004 : braquiária híbrida "Mulato" apresenta vantagens para os produtores do MS na renovação de pastagens

Atualmente, o Brasil possui mais de 50 milhões de hectares de pastagens que se encontram degradados. Como alternativa para esta situação, a renovação sustentável através da associação de pastagens com culturas anuais (soja, milho, sorgo, arroz, feijão ou girassol) proporciona, além de um maior abastecimento de grãos, a melhoria na reciclagem dos nutrientes no solo, contribuindo diretamente para o abastecimento de carne e leite inclusive no período seco. Com base nisso, pela primeira vez o tema "Integração Pecuária-Agricultura" será abordado no SHOWTEC – Show Tecnológico da Fundação MS - que acontece entre dias 04 e 06 de fevereiro em Maracaju/MS, destacando como solução no uso de tecnologia de sementes forrageiras a exposição da Brachiária híbrida cv. Mulato, a primeira braquiária híbrida do mundo, uma exclusividade do Grupo Papalotla (www.grupopapalotla.com).
Para Antonio Kaupert, Diretor do Grupo Papalotla no Brasil, o fato do SHOWTEC 2004 abordar pela primeira vez o tema “Integração Agricultura-Pecuária” representa o cenário perfeito para o Mulato apresentar todo o seu potencial. “No evento, a cultivar poderá ser vista e conhecida pelo seu principal público, que é constituído por pecuaristas de bom nível tecnológico e também os que já possuem a agricultura como atividade adicional. Todos poderão conhecer e constatar de perto as vantagens que o Mulato oferece para a nova pecuária brasileira que está nascendo”, avalia Kaupert.
Pesquisas recentes indicam ganhos de peso adicionais superiores a 100 kg de peso vivo/ha/ano utilizando-se sistemas de pastagens em rotação com a lavoura de grãos, sem custos adicionais, promovendo aumentos de mais de 20% de receita líquida durante o período de chuvas. Outro benefício importante refere-se à redução da incidência de doenças como fungos de solos, reduzindo a necessidade de herbicidas em até 30% no cultivo subseqüente.
De fato, o emprego de forrageiras de qualidade proporciona mais vantagens para o produtor. “ A utilização do capim Mulato comprovadamente resulta na formação de pastagens de alto nível protéico, com resistência a fatores climáticos incontroláveis, como longos períodos de seca, geadas, queimadas, entre outros, propiciando períodos de pastejo mais longos e permitindo maior lotação por área”, esclarece Antonio Kaupert.
Como conseqüência, torna-se viável a produção de mais carne e mais leite a custos reduzidos, maximizando a lucratividade da atividade pecuária. “Alternativas de alimento para os animais que, ao mesmo tempo, promovam maior cobertura do solo, colocam a cultivar Mulato como uma excelência da produção”, afirma Edson Borges, Diretor da Fundação MS.
Parceria Fundação MS e Grupo Papalotla - A Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias realiza estudos sobre o sistema agricultura-pecuária desde 1993. No entanto, graças à parceria firmada em 2003 com o Grupo Papalotla, os trabalhos da entidade estão tendo um novo direcionamento. “A cada ano, novas tecnologias são desenvolvidas e o segredo para o crescimento é adequá-las à necessidade de cada um ou de cada propriedade. Por estes motivos, vislumbramos no capim Mulato a alternativa que o mercado agropecuário estava esperando”, anuncia Edson Borges.
Durante o SHOWTEC 2004, o Grupo Papalotla estará apresentando aos presentes em primeiríssima mão uma área demonstrativa do Mulato, nos três dias do evento. “Teremos um espaço para recepção aos visitantes, com apresentações audio-visuais sobre o Grupo Papalotla destacando sua origem, perfil corporativo, convergência, ferramentas tecnológicas, desafios e perspectivas. Sobre a cultivar Mulato, abordaremos a origem do projeto, realizado em parceria com o CIAT - Centro Internacional de Agricultura Tropical, com sede em Cali, Colômbia, possuindo estações experimentais em todo o mundo tropical - suas características diferenciais, sua proteção pelo SNPC, características e adaptação fisiográfica, estabelecimento, produção e qualidade de forragem, aplicados à produção de carne e leite a pasto”, informou.

SERVIÇO - SHOWTEC 2004
Data: 04 a 06 de Fevereiro
Local: Maracaju/MS
Informações adicionais : www.fundacaoms.com.br


XCLUSIVE PRESS
Gualberto Vita / Bianca Proença
Assessoria de Imprensa Grupo Papalotla
Tel.: (15) 262-4142

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog