AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Já são conhecidos os vencedores do Prêmio Tortuga de Jornalismo, que valoriza a imprensa agropecuária

Os jornalistas Ivaci Matias (Programa Globo Rural), Vera Ondei (Revista DBO Rural) e Beth Melo (Jornal O Estado de São Paulo) foram os grandes vencedores do Prêmio Tortuga de Jornalismo, iniciativa da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, empresa líder em Nutrição Animal no País, para valorizar os trabalhos jornalísticos que destacam as alternativas para aumento da produção animal no Brasil.
Participaram do Prêmio Tortuga de Jornalismo mais de uma centena de reportagens em televisão, revistas e jornais, enviadas por jornalistas de todas as regiões do País. Os trabalhos foram julgados por uma banca de experientes profissionais da imprensa.
Vera Ondei foi a grande vencedora do Prêmio Tortuga de Jornalismo – Troféu Guido Gatta – Categoria Revista. Sua reportagem “No Ralo da Natureza”, focou um dos problemas mais graves da pecuária do Brasil, que afeta o país como um todo e que ainda não tem merecido a atenção devida: a erosão do solo. O tema é tão atual e importante, que mereceu dez páginas da revista e chamada de capa, com foto que choca pelo desastre ambiental que a erosão provoca. “Tudo isso por si só já valeria o prêmio, mas ele tornou-se ainda mais justo pela variedade das fontes consultadas, pelo texto fácil e correção técnica com que o assunto foi conduzido”, informa João Castanho Dias.
Ivaci Matias foi o grande vencedor do Prêmio Tortuga de Jornalismo – Troféu Layr Pereira – Categoria Televisão, com a reportagem “Amendoim Forrageiro”, cujo principal mérito – destacados pela comissão julgadora – foi o redescobrimento de uma forrageira nativa do Brasil, rústica, alto nível de proteína e que certamente será mais uma excelente opção de alimento para o gado. Depois que a matéria foi levada ao ar pelo Programa Globo Rural, aumentou sensivelmente a procura de mudas do amendoim. “A reportagem mereceu o prêmio pela novidade do tema, pela clareza e extensão das entrevistas (feitas em várias parte do Brasil e da Bolívia), pela qualidade das imagens e da edição final”, afirma o jornalista João Castanho Dias, que coordenou o Prêmio Tortuga de Jornalismo.
Beth Melo foi a grande vencedora do Prêmio Tortuga de Jornalismo – Troféu Ivo Marega – Categoria Jornal, com a reportagem Novo Pólo da Pecuária, publicada no Suplemento Agrícola, do Jornal O Estado de São Paulo. A matéria aborda a pecuária de corte no sul do Pará, focada principalmente no projeto desenvolvido pelos irmãos Quagliatto na região. Beth Melo também entrevistou outros criadores, proprietário de frigorífico e pesquisador da Embrapa. “A alma do jornalismo são as grandes reportagens e a matéria resgata essa característica que está desaparecendo da imprensa brasileira, além da qualidade do texto, das informações, das fotos e da edição final”, ressalta Castanho.
O ganhador de cada uma das três categorias do Prêmio Tortuga de Jornalismo receberá a importância líqüida de R$ 8.000,00, além dos troféus. A Tortuga homenageará diretores que trabalham na empresa há 50 anos, dando seu nome aos três troféus do concurso. Beth Melo, vencedora da categoria Jornal, receberá o Troféu Ivo Marega; Vera Ondei, vencedora da categoria Revista, o Troféu Guido Gatta; e Ivaci Matias, vencedor da categoria Televisão, o Troféu Layr Pereira.
A entrega do Prêmio Tortuga de Jornalismo será feita no dia 15 de abril na cidade de São Paulo.

Texto Assessoria de Comunicações – Tel.: (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb. 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog