AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

PLANTIO DIRETO NA PALHA JÁ OCUPA 20 MILHÕES DE HECTARES

O plantio direto na palha já ocupa cerca de 20 milhões de hectares das lavouras comerciais brasileiras de grãos. Isso representa quase 41% dos 46,6 milhões de hectares ocupados pela atividade agrícola no país, principalmente com as culturas de soja, milho, algodão e feijão. A estimativa é da Federação Brasileira de Plantio Direito na Palha, que esteve reunida recentemente com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, para pedir apoio ao estímulo do emprego desse modelo de produção na agricultura nacional. No encontro, a entidade também propôs a criação de um prêmio de qualidade agrícola, com ênfase no rastreamento e certificação do produto.
Esse sistema de produção é um das formas de agricultura sustentável. O plantio direto consiste em plantar sem revolvimento do solo por arado ou grade, não permitindo a erosão e mantendo os nutrientes na terra, inclusive os originários de restos de culturas anteriores. A palha sobre a superfície protege o solo contra o impacto das gotas de chuva, possibilitando maior infiltração de água e menor arraste de terra. Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), essa técnica – adequada aos pequenos e médios produtores e à agricultura familiar - reduz em até 90% as perdas de terra e em até 70% a enxurrada.
“O plantio direto na malha reduz em quase 10% do custo de produção”, destaca o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Ivo Mello. “Nesse modelo de produção, há uma diminuição do uso de defensivos agrícolas, de aviões agrícolas e de mão-de-obra.” De acordo com o dirigente da entidade – produtor em Alegrete (RS) -, esse modelo preconiza o máximo de eficiência com o mínimo de interferência no ambiente. “O sistema de plantio direto na palha é a melhor forma de agricultura sustentável”, defende. “Essa técnica de plantio tem enormes benefícios ambientais.”
Hoje, o plantio direto da palha é empregado no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, entre outros estados. Pelos cálculos de Mello, esse modelo de produção é adotado em 75% das lavouras gaúchas. Na audiência com Rodrigues, o presidente da entidade pediu que o ministério reconheça as conclusões do 2º Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista, realizado em Foz do Iguaçu (PR) em 2003. Ele também convidou o ministro para fazer a palestra de abertura do 9º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palho, previsto para o final de junho, em Chapecó (SC).



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog