AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 30, 2004

Seminário apresenta alternativas às queimadas

Três experiências vitoriosas da Embrapa em agricultura familiar, com sistemas agroflorestais, na região amazônica, serão apresentadas no I Seminário Participativo de Alternativas ao Uso do Fogo para Agricultura Familiar, que será desenvolvido em Boa Vista e Rorainópolis.
O evento terá duas etapas: a primeira acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, no auditório da Casa Paulo VI, em Boa Vista. A segunda fase será nos dias 5 e 6, também de fevereiro, no auditório do Instituto Superior de Educação, em Rorainópolis.
Sistemas Agroflorestais em Áreas de Agricultores Familiares em Roraima, é o tema da primeira experiência que será apresentada no dia 2, a partir das 8:30 horas, pelo pesquisador Haron Xaud, da Embrapa Roraima; em parceria com o técnico Carlos Augusto, da Associação de Proteção Ambiental do Apiaú.
Em seguida, é a vez do pesquisador Marcus Vinício Neves d’Oliveira, da Embrapa Acre, falar sobre Manejo Florestal Comunitário. À tarde, a partir das 14 horas, o pesquisador Oswaldo Kato, da Embrapa Amazônia Oriental, que é sediada em Belém, apresenta o Projeto Tipitamba – Intensificando o manejo da capoeira com sustentabilidade.
Potencialidades - No segundo dia de seminário, a Embrapa Roraima é também peso-pesado no evento. Às 9:30 horas, os pesquisadores José Oscar Júnior e Patrícia Costa apresentam, no tema Potencialidades, a importância da Agricultura Orgânica. Às 10:30, encerrando as palestras, o pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte falará sobre Fruticultura.
Destinado a extensionistas e agricultores, o evento é uma realização do Governo de Roraima, através da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Embrapa, Ibama, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Comissão Pastoral da Terra e o Projeto Proambiente.
Esse seminário é a primeira ação do Projeto de Alternativas Sustentáveis para o Desenvolvimento do Estado de Roraima, bancado pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele vem para orientar os agricultores a evitar o uso das queimadas, que nos meses de março e abril do ano passado, provocaram incêndios que devastaram grandes áreas de florestas no estado.


Fernando Sinimbu - Jornalista responsável

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog