AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 30, 2004

Embrapa garante semente de soja para 2004

As sementes de soja para o plantio em 2004, no estado de Roraima, já estão garantidas. A Embrapa e a iniciativa privada esperam produzir, em 370 hectares, nada menos do que 720 toneladas de sementes, que vão garantir o plantio de cerca 12 mil hectares, o dobro da área plantada em 2003. As sementes serão utilizadas na semeadura que vai de abril a maio.
A informação é do pesquisador Vicente Gianluppi, supervisor técnica da produção. Segundo ele, se não surgir problemas climáticos ou doenças nas plantações, a safra de soja em Roraima, este ano, é de 30 mil a 36 mil toneladas, 200 por cento superior à do ano passado.
Estão sendo produzidas sementes de soja das cultivares Tracajá, Sambaíba, Nova Fronteira e Boa Vista. Toda a produção está concentrada nos municípios de Boa Vista e Bonfim. A Embrapa Roraima está produzindo sementes no campo experimental Monte Cristo, a 14 quilômetros do centro da capital.
Nos últimos 10 anos, segundo Vicente Gianluppi, a Embrapa Roraima vem intensificando as pesquisas com soja e já disponibilizou ao mercado oito cultivares adaptadas às áreas de cerrado. Ele lembra que a Unidade produziu, também, ao longo desses 10 anos, conhecimentos para que o produtor alcance uma produtividade média de 3 toneladas por hectare.
Entre os conhecimentos, destaca-se um sistema de produção que reúne o preparo do solo, plantio convencional e direto, adubação, inoculação, tratos culturais, dissecação de plantas e colheita, além de custos de produção. Este ano a Unidade manterá os projetos de introdução de linhagens e avaliação de cultivares de soja.


Fernando Sinimbu - Jornalista responsável

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog