AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 30, 2004

BRASIL TERÁ PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE BATATA PRÉ-FRITA CONGELADA

Minas Gerais sediará a primeira fábrica de batata pré-frita congelada do país. A informação foi dada hoje (30/01) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, pelo presidente da Associação Brasileira de Batata (ABB), Marcelo Carvalho. Investimento de R$ 30 milhões, a nova unidade deverá ser instalada em um dos municípios da região do Alto Paranaíba. Segundo Carvalho, o empreendimento deve começar a operar no segundo semestre de 2005 e vai gerar 150 empregos diretos e 450 indiretos.
A nova agroindústria atenderá basicamente o mercado interno. Hoje, 100% das batatas pré-fritas congeladas consumidas no país são importadas da Argentina, União Européia, Estados Unidos e Canadá. As importações, revelou Carvalho, chegam a cerca de 100 mil toneladas/ano, representando US$ 100 milhões. "A empresa deverá suprir pelo menos trinta por cento da demanda nacional", disse o presidente da ABB, que pediu o apoio político do ministro Roberto Rodrigues para o projeto.
Na próxima semana, será definido o município que sediará a fábrica. A previsão é de que as obras comecem entre março e abril deste ano. De acordo com Carvalho, a nova empresa é constituída por três grupos que reúnem mais de 20 produtores mineiros de batata. Além de recursos próprios dos investidores, o empreendimento contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições de fomento do governo de Minas Gerais.
De acordo com Carvalho, hoje o Brasil só produz batata pré-frita congelada artesanalmente. A nova agroindústria fabricará ainda flocos de batata. O produto - destinado a alimentos infantis - também é importado pelo país. O estado de Minas Gerais foi escolhido para sediar o empreendimento porque é o maior produtor nacional de batata. As plantações da cultura ocupam uma área de 45 mil hectares, com uma produção média de 25 toneladas/ano por hectare.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog