AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 30, 2004

MINISTRO ROBERTO RODRIGUES VISITA INSTALAÇÕES DA CEPLAC EM ITABUNA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançará ainda neste semestre a Câmara Setorial do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renováveis. O anúncio oficial sobre a criação do novo órgão vinculado ao Conselho do Agronegócio (Consagro) será feito na manhã de domingo (01/02) pelo ministro Roberto Rodrigues, durante sua primeira visita às instalações da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Itabuna (BA). No local, funcionam o laboratório de Biologia Molecular e o Centro de Produção de Biofungo para Controle Biológico da Vassoura-de-Bruxa – doença que afetou recentemente as plantações da cultura, levando a Ceplac a implementar o programa de recuperação da lavoura cacaueira.
A previsão da Ceplac é de que a safra baiana de cacau atinja 173 mil toneladas em 2004. No ano passado, a colheita alcançou 130 mil toneladas. No entanto, a Bahia já chegou a colher cerca de 426 mil toneladas. Com disseminação da doença da vassoura-de-bruxa, a produção caiu para 98,6 mil toneladas. Com a criação do programa de recuperação da lavoura cacaueira, a situação começou a ser revertida. Mesmo assim, o país teve de importar 62,5 mil toneladas do produto em 2003. O governo está investindo em ações de controle da doença para fortalecer o setor e, conseqüentemente, equilibrar a balança comercial.
Em sua visita a Itabuna, Rodrigues conhecerá os projetos de pesquisas realizados pela Ceplac. Ele também irá a uma lavoura de cacau clonado – variedade resistente à vassoura-de-bruxa, desenvolvida pela Ceplac em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente, a Bahia tem uma área de 100 mil hectares plantados com cacau clonado. Nessas plantações, os produtores usam um fungicida biológico para controlar a doença. Além disso, o ministro analisará com os representantes do setor o volume de recursos que deverão ser alocados no plano de safra de cacau deste ano. Às 11h30, ele concederá entrevista à imprensa.
À tarde, o ministro terá audiência com o prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT). Na visita, Rodrigues estará acompanhado dos ministros Jacques Wagner, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Waldir Pires, da Controladoria-Geral da União, do secretário de Agricultura da Bahia, Pedro Barbosa, do líder do PT na Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino, e do deputado federal Josias Gomes.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog