AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 30, 2004

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E BIONEGÓCIOS

A Biotecnologia tem possibilitado avanços significativos nas áreas de ciências da vida, e os produtos biotecnológicos se tornaram importante parcela da economia. Em sendo uma tecnologia, o seu desenvolvimento não deve estar alijado do mercado, o que vem a exigir do pesquisador ou do profissional com uma idéia de um produto, processo ou serviço inovador a necessidade de possuir formação empreendedora. Tradicionalmente, os cursos de graduação não têm atendido a esse pré-requisito, justificando a oferta de curso com um perfil integrador entre a biotecnologia e o mercado. Além disso, muitos profissionais atuantes nas áreas onde a biotecnologia pode ser de grande contribuição se encontram desatualizados com relação às técnicas modernas de biologia molecular e de biotecnologia. O curso de "Biotecnologia e Bionegócios" visa também preencher essa lacuna. O trabalho de conclusão do curso, na forma de Plano de Negócios, visa capacitar o aluno para implantar a sua idéia na forma de pequena empresa de biotecnologia ou para licenciá-la para empresas já no mercado.
O objetivo primordial do Curso é proporcionar aos profissionais de ciências da vida uma formação integrada em biotecnologia sob uma ótica empreendedora. Para atingir este objetivo, cada disciplina será ministrada de maneira a apresentar o embasamento técnico da biotecnologia em questão ressaltando as oportunidades de negócios daquela tecnologia, exemplificadas com estudos de casos de empresas já estabelecidas no país ou no exterior. Em segundo lugar visa capacitar empreendedores na área de biotecnologia a inserirem sua inovação em produto, processo ou serviço no mercado.
O curso terá duração de dez meses, carga horária de 380 horas e será realizado pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da PUCPR, com aulas no Campus São José dos Pinhais, Campus Curitiba e visitas a empresas de biotecnologia. O curso está sob a coordenação do Prof. Dr. Humberto Maciel França Madeira, tendo seu início em 26 de março encerrando-se em dezembro de 2004. As aulas ocorrerão as sextas das 19h às 22h40min e sábados das 8h às 17h10min.
Ele é dirigido à Profissionais e Empreendedores em Ciências Biológicas (Biologia, Farmácia, Bioquímica, Nutrição), Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia), Ciências da Saúde (Medicina Veterinária, Medicina, Odontologia) e afins (Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Química).
As inscrições encontram-se abertas até 20 de fevereiro de 2004, na Secretaria de Pós-Graduação - CTCH – Térreo, Campus Curitiba da PUCPR, e pelo site http://www.pucpr.br/especializacao. Informações complementares em http://www.bionet.pucpr.br/bio2 e bionet@rla13.pucpr.br.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog