AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, novembro 05, 2014

BADERNEIROS PROFISSIONAIS: Militantes Sem Terra de todo Nordeste iniciam curso de formação



Por Rafael Soriano
Da Página do MST 


Com a presença de 82 militantes dos diversos estados do Nordeste, o MST deu início no último dia 31/10 a sua nova turma do Curso Básico de Formação Política para militantes. 


A escola de formação acontece em Sergipe com duração de 45 dias, e aborda temáticas sobre a luta de classes, a realidade brasileira e os desafios e tarefas da construção da Reforma Agrária Popular.


A dinâmica de estudos, com base na Pedagogia da Terra, está baseada no trabalho coletivo e aprofunda as temáticas por meio de leituras, discussões em núcleos, exibições de filmes e outras práticas culturais. 


Nesta etapa, além do estudo teórico, os educandos participarão de uma experiência prática de trabalho de base, vivenciando os acampamentos e assentamentos do estado.


Segundo Janaína Pacheco, da Coordenação Político-Pedagógica (CPP) do curso, “o trabalho de base e a experiência prática nos assentamentos e acampamentos do estado terá como tema os desafios da construção da soberania alimentar e a luta contra os agrotóxicos, ensaio para nossa jornada de trabalho de base no ano de 2015, o ano da formação política no MST e da batalha das ideias”.


A mística e o cultivo dos valores faz parte do processo de formação de base no Movimento e está ligada ao aumento da consciência política e da organicidade. 


“Serão 45 dias em estudo intensivo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da consciência política e organizativa, buscando aprofundar as estratégias para fortalecer a organicidade do MST”, destaca Janaína.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog