AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, setembro 20, 2004

Governador do RS garante que MP da soja vai sair

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, garantiu (17/09), após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, que o governo federal editará uma medida provisória (MP) para viabilizar o plantio da soja transgênica e as questões relativas à biotecnologia. Segundo Rogotto, a MP será ampla e editada em breve.
"O presidente está preparado para resolver o problema não apenas autorizando o plantio da próxima safra com sementes geneticamente modificadas, mas incluindo o resultado de toda a negociação realizada no Senado Federal", afirmou o governador. "A votação só não saiu por falta de quórum", informou.
De acordo com o governador, o presidente tem conhecimento de que, até o início de outubro, é necessária uma solução sobre os transgênicos. Diante disso, a MP deverá ser editada logo, em espaço de tempo que começa a contar a partir de hoje. "Até segunda ou terça-feira da próxima semana, teremos a solução", previu o governador.
A questão dos organismos transgênicos, especialmente a soja, é um dos pontos do projeto de Lei de Biossegurança, que também trata de pesquisas com células-tronco. O Projeto deveria ter sido votado ontem no plenário do Senado, mas a falta de quórum fez com que o relator Ney Suassuna (PMDB-PB) retirasse a matéria da pauta de votações.
Como o plantio de soja deve ser feito no início de outubro, os produtores rurais, especialmente os gaúchos, pressionam pela edição de uma MP, medida que havia sido negada ontem pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Roberto Rodrigues.
No Rio Grande do Sul, maior Estado produtor de soja transgência, alguns agricultores já começaram a plantar as sementes mesmo sem a autorização do governo federal.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog