AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, junho 14, 2004

WEDEKIN FALA SOBRE PLANO DE SAFRA EM GRAMADO (RS)

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, fará hoje (14/06), às 14 horas, Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado (RS), uma palestra sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2004/2005 durante do seminário anual da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio).
Wedekin falará sobre a criação de novos mecanismos de financiamento à agropecuária destinados a reduzir a dependência do setor dos empréstimos oficiais. O plano será anunciado nesta sexta-feira (18/06), às 10 horas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em companhia do ministro Roberto Rodrigues, no Palácio do Planalto.
Entre as novidades devem estar a criação dos contratos de opção de venda privados, fundamentais para aperfeiçoar a comercialização da produção brasileira. O novo mecanismo tem o objetivo de aumentar o volume da safra amparada pelos recursos do governo federal, além de reduzir a pressão sobre o orçamento de crédito oficial. O novo instrumento permitirá ao governo bancar, até um determinado limite fixado antecipadamente, apenas a diferença entre as cotações de mercado e os preços das opções lançadas pelo setor privado para um determinado produto. Hoje, o governo precisa imobilizar a totalidade dos recursos destinados aos contratos de opção, mesmo que não sejam exercidos, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso restringe o volume de comercialização da safra em função da escassez de recursos.

Cooplantio
A Cooplantio tem 150 agrônomos e técnicos capacitados para auxiliar os produtores a aumentar índices de produtividade e retorno sobre investimentos no cultivo da terra. A cooperativa promove a atualização tecnológica de seus associados, viagens técnicas, dias de campo, palestras técnicas, grupos de intercâmbio e também o seminário anual, que reúne os mais importantes profissionais do meio agrícola para debate e para a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. Hoje, são mais de 18 mil sócios, produtores das principais culturas da região sul do Brasil, como: soja, arroz, milho, trigo, hortigranjeiros, pastagens, entre outras.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog