AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, junho 14, 2004

Produção integrada de frutas reduz aplicação de agrotóxicos em pomares

A PIF - Produção Integrada de Frutas, uma exigência dos principais mercados importadores, como a União Européia, é um sistema de produção mais evoluído do que o utilizado convencionalmente na fruticultura brasileira. Com ele, os produtores aprendem a aplicar agroquímicos de uma maneira mais racionalizada.
Os indicadores parciais de racionalização do uso de agrotóxicos de 2003, divulgados pelo Profruta - Programa de Desenvolvimento da Fruticultura do Ministério da Agricultura, comprovam isso. Nos pomares de maçã, por exemplo, o uso de herbicidas e acaricidas caiu 67%, de inseticidas, 40%, e de fungicidas, 15%.
Em razão do emprego da produção integrada, os pomares brasileiros de maçã registraram uma redução de 600 toneladas na aplicação do ditiocarbamato, o que representou uma economia de R$ 9 milhões para os produtores do setor.
Segundo o coordenador do programa de apoio à fruticultura do Ministério da Agricultura, José Rozalvo Andrigueto, a produção integrada se baseia em um tripé. “O emprego da produção integrada gera um produto saudável, protege o meio ambiente e aumenta a renda do produtor porque racionaliza os gastos”, analisa Andrigueto.
O uso de agroquímicos não diminuiu apenas na produção integrada de maçã. A PIF também teve impacto positivo nas plantações de manga, onde as aplicações de herbicidas caíram 80%, de fungicidas, 60,7%, e de inseticidas, 43,3%. Nos parreirais do Nordeste, a utilização de herbicidas caiu 60,5%, de inseticidas, 53%, e de fungicidas, 43,3%. Houve ainda uma racionalização do emprego de agrotóxicos nos pomares de mamão, caju, melão e pêssego.
Em entrevista ao programa Nossa Terra, Nossa Gente da Rádio Nacional, José Andrigueto destacou que o programa tem alcançado tanto sucesso que existem propostas para que o Brasil crie sistemas agrícolas integrados para outras espécies de cultivados. O coordenador do programa lembrou que, para o agricultor participar da produção integrada de frutas, deve estar filiado a uma associação ou cooperativa para obter o acompanhamento técnico necessário.

Fonte: Abr

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog