AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, junho 14, 2004

Acordo inédito vira passaporte para mercado pecuário

O Brasil, líder mundial na exportação de carnes bovinas, se prepara para mais uma conquista importante. De olho no competitivo Mercado Europeu, um dos mais exigentes do mundo, o Instituto Genesis assina no próximo dia 18/6, às 10h, durante a Feicorte 2004 ­ Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, um acordo de cooperação histórico com a Orgainvent, empresa européia líder em sistemas de rastreabilidade em toda a cadeia de produção de carnes e outros produtos alimentícios.
O Instituto Genesis, OSCIP com sede em Londrina (PR), é uma entidade que se dedica a potencializar a produção brasileira. Através de seu Departamento de Certificação Animal, é credenciada pelo Governo Federal, através do MAPA ­ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como entidade certificadora e atende em todo o Brasil a aproximadamente 10 mil propriedades rurais com um rebanho de perto de 6 milhões de cabeças.
Para o presidente do Instituto Genesis, Henrique Victorelli Neto, ³com a crescente preocupação dos consumidores em relação à segurança alimentar e com a rigidez das normas internacionais para o setor, como a Norma 178 do Parlamento Europeu, que prevê que a partir de 2005 haverá a rastreabilidade de produtos alimentícios importados pela União Européia, inclusive dos insumos usados na sua produção, os grandes fornecedores de carne como o Brasil terão que aprimorar todo seu processo de produção se quiserem não só manter posições já alcançadas, mas avançar e conquistar novos mercados².
A Orgainvent pertence ao mesmo grupo que desenvolveu e coordena as normas internacionais Eurepgap (Good Agricultural Practices (GAP) do Eurep ­ Euro Retailer Group) e seu sistema de rastreabilidade é reconhecido e utilizado em todo o território europeu, por isso a união Genesis/Orgainvent vem sendo considerada como a grande resposta que o mercado pecuário esperava, principalmente com relação à padronização, regularidade e segurança alimentar. Através do acordo de cooperação será desenvolvido um projeto piloto que vai implementar e integrar o sistema de produção com a indústria processadora e o varejo, chegando ao consumidor final. ³O Instituto Genesis estará coordenando este projeto, além de auditar e certificar todas as etapas do processo, que será desenvolvido por profissionais brasileiros, treinados por técnicos da Orgainvent², informa Ignacio Guerrico, managing director da Orgainvent Latin America.
O acordo Instituto Genesis/Orgainvent representa também uma expectativa de melhor remuneração para os criadores brasileiros que se empenham em oferecer um produto diferenciado. O acordo é um passaporte que abre oportunidades para negociações diretas com a indústria, o ³Direct Trade², já tão comum em países europeus. Eliminando os intermediários, a indústria pode repassar mais recursos para os fornecedores/produtores. Além disso, segundo Henrique Victorelli Neto, ³a garantia de melhores ganhos é certa, principalmente porque os produtos serão rastreados e certificados pela Genesis/Orgainvent através de um sistema que contempla a segurança exigida pelo mercado qualitativo em todo o mundo².

(A assinatura será na Feicorte, dia 18/06, às 10h, no Centro de Eventos Imigrantes, no stand 83 do Instituto Genesis/FNP Consultoria)

Informações adicionais:
CONTATOCOM
Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)
E-mail: mironegrini@contatocom.com.br / Cel: 55 [11] 9911-2666
Pabx: 55 [15] 224-1000 / www.contatocom.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog