AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, maio 21, 2004

Guia Xclusive Aves & Suínos é lançado na AveSui atendendo as novas normas da ANVISA

Apesar das determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serem relacionadas aos medicamentos da linha humana, o novo Guia Xclusive sai na frente e publica o conteúdo de bulas veterinárias com textos acessíveis e resumidos

O Guia Xclusive Aves & Suínos 2004 será lançado na AveSui – Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, que acontece entre os dias 26 a 28 de maio, em Florianópolis/SC. A publicação tem a finalidade de trazer inovações tecnológicas para o setor, proporcionar a troca de conhecimentos entre profissionais e incentivar as atividades ligadas à atividade.
O Guia Xclusive Aves & Suínos traz em uma única publicação três formas de comunicação distintas: impresso, editado em fino acabamento em capa dura, CD-ROM, de fácil consulta e Internet (www.xclusive.com.br), linkado com dezenas de sites de empresas. Este veículo único, moderno e eficiente proporciona aos usuários praticidade nas consultas diárias, com informações rápidas e precisas, permitindo aos profissionais do setor uma maior agilidade nos negócios.
A Xclusive Mídia, que integra o Grupo Gessulli, teve a preocupação de oferecer um conteúdo jornalístico eficiente ao seu público-alvo e por isso, conta com um time qualificado que desenvolveu junto às empresas as melhores maneiras de apresentação dos textos, das informações para cada assunto e das matérias, com temas duradouros.
Este guia proporcionará aos profissionais do setor a praticidade e agilidade que todo profissional precisa nos 365 dias do ano. Universitários e especialistas terão a oportunidade de se profissionalizarem ainda mais em um mercado que vem crescendo todo ano, através de matérias das seções relacionadas aos segmentos envolvidos: Mercado, Genética, Nutrição, Farmacologia, Distribuição e Serviços, todas desenvolvidas com o respaldo de instituições e associações como o CEPEA-Esalq/USP, Sindirações, SINDAN, CBNA, além da UBA, ABCS, APA e FACTA/Apinco.
Outro destaque do guia é um especial sobre a Coccidiose, que teve a colaboração de pesquisadores como a Dra. Urara Kawazoe, da UNICAMP (Universidade de Campinas), uma das maiores conhecedoras de Eimerias do mundo; Dra. Sandra Fernandes, da Universidade de São Paulo, além outros renomados especialistas de universidades e empresas. Além destes artigos, o guia traz reportagens exclusivas com as principais indústrias farmacêuticas do setor, nacionais e internacionais, enfocando diversos medicamentos para combate e controle da doença.

Adequação das Bulas
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou em maio/2004 novas diretrizes para o conteúdo das bulas (medicamentos da linha humana), visando uma melhor adequação das mesmas, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Para os profissionais de saúde (médicos), a agência determinou que as bulas deverão conter informações mais detalhadas sobre o medicamento, escritas em linguagem técnica.
Estudos recentes coordenados pelo médico do Hospital do Tatuapé (São Paulo/SP) e professor da USP (Botucatu/SP), Dr. Juang Horng Jyh, constataram que grande parte dos médicos não está familiarizada com conceitos básicos de farmacologia, fato esse que compromete a credibilidade dos tratamentos. De acordo com o trabalho, tal deficiência é resultado da má-formação do profissional, culpa tanto da faculdade quanto do próprio médico, que não procura corrigir essa falha por vários motivos, como a falta de tempo para se informar mais profundamente sobre o assunto. “Basicamente, esse estudo alerta sobre a necessidade do profissional em se atualizar. Assim, as bulas adquirem um maior valor, decorrente de uma interpretação mais apropriada por parte do profissional”, explica Dr. Juang.
Segundo a Anvisa, para leigos, ou seja, pacientes, os medicamentos obtidos em farmácia deverão conter bulas com um texto mais acessível ao consumidor, já que elas contém uma linguagem excessivamente técnica, de difícil compreensão. Tais medidas, editadas pela Anvisa na Resolução - RDC nº 140, de 29 de maio de 2003, entram em vigor a partir do ano que vem, após cumprir um cronograma de implantação, de forma que os laboratórios possam se adequar ao novo formato.
Para o médico-veterinário Marcelo Hernandes, Coordenador Técnico dos Guias Xclusive, os pontos levantados sugerem uma necessidade do médico em se informar melhor, podendo interpretar com maior desenvoltura o que estiver escrito nas bulas, agora com mais informações. “A proposta do Guia Xclusive Aves & Suínos quanto à seção Farmacologia, adotando como regra o resumo de bulas e buscando uma linguagem mais acessível adequa-se à visão que a Anvisa destinou ao consumidor. No entanto, isso não enfraquece de forma nenhuma a importância que o guia tem juntamente aos médicos-veterinários, ainda mais em função da pesquisa do Dr. Juang. Nesse sentido, o guia, prático e de fácil visualização, pode ser muito útil como ferramenta auxiliar”, ressaltou Marcelo.
O Guia Xclusive Aves & Suínos estará à disposição dos interessados no stand da Xclusive Mídia na AveSui, localizado no HE-2b. Para mais informações, acesse www.xclusive.com.br.

XCLUSIVE PRESS
Coordenação : Gualberto Vita (MTb 39.765)
Atendimento: Iara Soriano (MTb 34.810)
Tel.: (15) 9711-7966 / (15) 262-4142
e-mail: press@xclusive.com.br
Jornalista Responsável: O.P.Gessulli (Mtb 32.517)


Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog