AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, maio 21, 2004

Empresas criam gene para brigar com Monsanto

Eis uma notícia sobre transgênicos que vai desagradar à Monsanto tanto quanto ao Greenpeace. Cientistas do setor privado americano estão desenvolvendo plantas geneticamente modificadas com um novo gene de resistência ao herbicida glifosato - semelhante ao da tecnologia Roundup Ready (RR), da Monsanto, só que potencialmente mais eficiente. Caso chegue ao mercado, será o primeiro concorrente da Monsanto em quase dez anos. O projeto envolve pesquisadores de duas empresas californianas, Verdia e Redwood, e da Pioneer, uma subsidiária da DuPont, que compete diretamente com a Monsanto em biotecnologia agrícola.
Eles criaram um gene que, inserido nas plantas, codifica uma enzima chamada GAT, que tem a capacidade de degradar o glifosato. O material genético veio de bactérias naturais do solo, com efeito amplificado por uma técnica conhecida como evolução molecular dirigida, que consiste em embaralhar pedaços de genes na esperança de acelerar sua "evolução". O resultado é o mesmo da tecnologia RR: a planta transgênica exposta ao glifosato sobrevive, mas as ervas daninhas em torno dela não. Só que o mecanismo de resistência é diferente.
Normalmente, o glifosato atua sobre uma enzima chamada EPSPS, impedindo que a planta produza aminoácidos para sua sobrevivência. Como defesa, os transgênicos RR produzem uma enzima alternativa, que substitui a EPSPS e mantém o vegetal funcionando normalmente. Já a enzima GAT ataca diretamente o glifosato, eliminando-o do organismo da planta.
Os experimentos de campo estão em estágio inicial, mas testes com milho em casas de vegetação já demonstraram resistência a seis vezes mais glifosato do que os agricultores normalmente utilizam no campo.
"Estamos agora avaliando o potencial comercial de diferentes variantes genéticas", disse ao Estado a pesquisadora Linda Castle, que coordena o estudo na Verdia. Os primeiros resultados estão na edição de hoje da revista Science. A chegada ao mercado, segundo Linda, ainda pode levar de cinco a dez anos.
"Esperamos fornecer uma alternativa às variedades atuais de resistência ao glifosato." O herbicida foi lançado há 30 anos pela Monsanto e é largamente utilizado pela eficiência, baixo custo e baixa toxicidade. Sua patente venceu na década de 80, mas a marca Roundup, da Monsanto, permanece líder no mercado.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog