AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, maio 19, 2004

Embrapa recebe licença para pesquisas em campo com batata geneticamente modificada

Será anunciada nesta quarta-feira, 19, às 17 horas, durante a abertura oficial da IV Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, na Sede da Embrapa, a concessão à Empresa de licença para pesquisas em campo experimental com batata geneticamente modificada, cujo gene confere resistência ao vírus Y. A Licença de Operação para Áreas de Pesquisa ( LOAP) autoriza a pesquisa em campo envolvendo a avaliação de Segurança Alimentar e Ambiental de Batata Geneticamente Modificada para Resistência ao Potato virus Y (PVY), após avaliações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Estarão presentes na abertura da Exposição o ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, o presidente do Ibama, Marcus Barros, e o diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.
Em 1999 e em 2000, foram feitas duas liberações com o objetivo de confirmar a resistência do material em campo bem como avaliar a estabilidade da batata geneticamente modificada no ambiente. Em 2001, as atividades de pesquisa em campo foram interrompidas por força de uma decisão judicial.
Desde então, os estudos foram paralisados devido a mudanças na legislação, inclusive as pesquisas em laboratório. Para obter a autorização, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) cumpriu uma série de exigências para garantir a segurança do experimento. Em junho de 2003, a Unidade havia recebido autorização para realizar testes em regime de contenção – laboratórios e casas de vegetação.

Pesquisa tem dez anos
Infecções causadas por vírus causam grandes perdas na cultura de batata. Para enfrentar esse problema, a Embrapa, desde 1994, vem trabalhando no projeto produção de clones de batata resistentes. Dentre os vírus que infectam a batata, o Potato virus Y (PVY) é hoje, juntamente com o Potato leaf roll virus (PLRV), o vírus de maior importância econômica.
Atualmente, a Embrapa Hortaliças, junto com outras unidades da Empresa, universidades e institutos de pesquisa, avalia o clone denominado 1P, que apresentou alta resistência ao PVY.
O evento Ciência para a Vida reúne as 40 Unidades da Embrapa e parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior.
A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social da Embrapa
Telefone: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog