AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, maio 19, 2004

Qualidade da manga é tema de evento organizado pela Embrapa Semi-Árido

Ainda que se intensifique no mercado internacional a competição entre os países exportadores, a manga brasileira tem potencial para crescer suas vendas num prazo muito curto. Em seis anos, de 1997 a 2003, as exportações dessa fruta saltaram de 23.370 toneladas para cerca de 133.330 to-neladas e fez o faturamento dos produtores crescer de 20 milhões de dólares para mais de U$ 73 milhões. Nos próximos cinco anos, a estimativa é que o Brasil possa chegar a comercializar 150 milhões de dólares por ano dessa fruta para países importadores em vários continentes. A qualidade da fruta brasileira é a alavanca que está por trás desse desempenho. Em 25 e 26 de maio, a Embrapa Semi-Árido vai tratar dessa questão no 10 Workshop sobre a Gestão da Qualidade Mercadológica no Agronegócio da Manga”, que acontece no Centro de Convenções de Petrolina-PE.
O workshop terá na sua programação 11 palestras de pesquisadores e técnicos da Embrapa Semi-Árido, Sebrae, Senai-Certa, BCS-Brasil Certificadora e Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Petrolina. O objetivo principal é reunir uma massa crítica de produtores e empresários para analisarem quais aspectos são fortes e fracos, onde estão as oportunidade e ameaças ao desenvolvimento do negócio da manga. Em 2003, nos 37 mil hectares cultivados nos agropolos da região Nordeste, foram colhidas cerca de 400 mil toneladas de frutos. Desse total, uma quantidade variando entre 10 e 15|% deixou de ser comercializada e sequer foi colhida, sendo contabilizada como perda. São perdas que revelam mal planejamento das safras e a falta de eficácia na gestão da cadeia de suprimento, ressalta o pesquisador da Embrapa Semi-Árido, Mohammad Me-nhaz, coordenador geral do 10 Workshop.
Novos mercados - Outro aspecto que negócio brasileiro da manga precisa adotar como foco é a abertura de novos mercados. Atualmente, cerca de 90% das 133 mil toneladas de frutos exportadas pelo Brasil foram comercializadas para os mercados dos Estados Unidos e União Européia. Segundo Menhaz, mercados com grande potencial como o chinês, japonês, coreano, tailandês e árabe ainda são inexplorados pelos exportadores brasileiros. Hoje, pouco mais de 30% do volume de manga produzido no país é exportada. O ideal é que esse percentual chegue entre 60 e 70%, já que o mercado interno não absorve toda a produção nacional e, em geral, não remunera tão bem quanto a venda para os países importadores, defende o pesquisador.
O workshop pretende debater essas questões com produtores, empresários e técnicos, afirma o pesquisador da Embrapa. O agronegócio da manga carece de informações tecnológicas e de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, diz ele. É uma oportunidade para troca de idéias e procurar por em ação nos próximos anos soluções de curto, médio e longo prazos que expandam a participação do Brasil no comércio internacional de frutas, hoje restrita a 0,8% dos 42 bilhões de dólares movimentados no mercado mundial de fruticultura.
As inscrições para 10 Workshop sobre “Gestão da Qualidade Mercadológica no Agronegócio da Manga” já se encontram abertas no Escritório da Embrapa Semi-Árido, localizado no Centro de Convenções de Petrolina. As vagas são limitadas a 30 inscrições que podem ser feitas ao valor de R$ 20,00 (vinte reais).

Mais Informações:
Menhaz Mohammad – Coordenador do10 Workshop sobre “Gestão da Qualidade
Mercadológica no Agronegócio da Manga”
Endereço eletrônico: mohammad@cpatsa.embrapa.br
Marcelino Ribeiro – Jornalista
Endereço eletrônico: marcelrn@cpatsa.embrapa.br
Embrapa Semi-Árido
Tel. 87 3862 1711

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog