AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, maio 19, 2004

Embrapa Amazônia Oriental apresenta a primeira cultivar de açaí do País

A primeira cultivar de açaí de terra firme do País é da Embrapa Amazônia Oriental e foi apresentada na IV Exposição Ciência para a Vida, aberta nesta terça-feira (18), em Brasília (DF). O evento, promovido pela Embrapa nacional, reúne todas as 40 Unidades da empresa no País, que vão expor as mais modernas tecnologias agropecuárias e os mais novos produtos para o setor.
A cultivar Pará é resultado do cruzamento de 11 variedades de açaí coletadas em vários pontos da região amazônica. Ela apresenta precocidade na produção de frutos - começa frutificar em três anos, um a menos que o tradicional -, é mais baixa, facilitando a coleta, e tem um rendimento de polpa por fruto com pouca variabilidade, de 15 a 25%, ao contrário dos frutos hoje encontrados nas árvores, que têm rendimento variando entre 6 e 25%.
Voltada para a inserção da agricultura familiar no agronegócio do açaí, a cultivar Pará, será lançada ainda este ano e disponibilizada através de mudas e sementes aos pequenos produtores da região.

Clones
Além da cultivar Pará, o trabalho de melhoramento genético da Embrapa Amazônia Oriental será apresentado na exposição Ciência para a Vida através dos clones de cupuaçuzeiros tolerantes à vassoura-de-bruxa, doença causada pelo fungo Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer, que provoca em média, uma perda de 70 % da produção de cupuaçu no Estado do Pará.
Para combater esta doença, a Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) lançou, em 2002, quatro clones de cupuaçuzeiros: Belém, Codajás, Coari e Manacupuru. Eles foram selecionados entre trinta e dois materiais coletados nos Estados do Pará, Amapá e Amazonas, e apresentam maior número de frutos por planta e maior rendimento de polpa.
Na prática, a utilização dos clones selecionados aumenta a produção de 10 para 15 frutos/planta/ano e com 40% a mais de rendimento de polpa. Além disso, reduz os custos de produção por causa da eliminação das etapas de combate à doença, como a poda, queima, aplicação de fungicidas, etc.

Exposição
A Exposição Ciência para a Vida, de tecnologias agropecuárias, é realizada pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Este evento, que ocorrerá em Brasília (DF), na Sede da empresa, vem mostrar que a ciência e a tecnologia já fazem parte da vida de cada um de nós.
Qualidade ambiental, informática para agropecuária, produção de grãos, frutas e hortaliças, biotecnologia, recursos genéticos e agricultura familiar são alguns dos segmentos contemplados na Exposição. Além da mostra e lançamento de tecnologias, fazem parte da programação do evento cursos em cozinhas experimentais, debates e rodadas de negócios organizadas em parceria com o Sebrae.


Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog