AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, maio 19, 2004

Embrapa Amazônia Ocidental e Pastoral da Criança do Amazonas combatendo a fome e a desnutrição

Uma parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus – AM) e a Pastoral da Criança do Amazonas está mudando a história de uma comunidade carente da periferia de Manaus.
O projeto “Óleo de dendê no combate à fome e à desnutrição e a morbimortalidade infantil – intensificação das ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania”, tem como objetivo introduzir o óleo de dendê (rico em vitaminas A e E) na preparação das refeições de cerca de 50 famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança na periferia de Manaus, visando à recuperação de crianças em risco nutricional, bem como a prevenção de doenças causadas pela falta de vitamina A. Por meio deste projeto, desenvolvido de forma voluntária, é possível prevenir doenças infecciosas e a desnutrição.
A Embrapa Amazônia Ocidental desenvolve pesquisas com o dendê há mais de 20 anos e possui uma área de 412 hectares de plantios experimentais, entre ensaios de melhoramento genético, manejo de solos, nutrição de plantas e coleção de germoplasma de dendê.
O óleo de dendê disputa o primeiro lugar na produção mundial de ácidos graxos, pois é de ampla utilização, boa qualidade e baixo custo de produção. O Brasil, com grande disponibilidade de área para expansão da cultura no mundo, poderá, em longo prazo, desempenhar importante papel no mercado internacional de óleo de dendê, que tem hoje 80% de sua produção concentrada no sudeste asiático (Malásia e Indonésia). De imediato, o dendê dispõe de mercado interno de mais de 80 milhões de brasileiros de baixo poder aquisitivo, que poderão se beneficiar de um óleo de excelente qualidade. Ele pode ser usado na produção de diversos produtos: sabões e produtos de limpeza, cosméticos, velas, farmacêuticos, plásticos, lubrificantes, diesel, alimentícios (margarinas, biscoitos, gorduras para sorvetes e chocolates, óleo de cozinha, bolachas, misturas para bolos, glacê, macarrão instantâneo, gorduras para frituras, etc.).
Digerido facilmente, livre de colesterol e rico em carotenóide, o óleo de dendê possui propriedades antioxidantes e pode atuar como inibidor do crescimento de câncer, sendo, portanto, uma fonte de vida saudável.
A Pastoral da Criança do Amazonas desenvolveu algumas receitas culinárias, com o intuito de mostrar as várias possibilidades de uso do óleo de dendê na alimentação. São receitas de baixo custo e alto valor nutricional, contribuindo para a segurança alimentar.
Algumas destas receitas serão apresentadas ao público, durante a atividade técnica da Cozinha Experimental que está sendo realizada no evento IV Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, ao longo desta semana em Brasília, por meio do curso “Alimentos enriquecidos para o combate à fome e à desnutrição”. Hoje, o curso será oferecido no horário das 19 às 23h. e amanhã, das 14 às 18 horas.



IV Exposição Ciência para a Vida
18 a 23 de maio – das 10 às 22 horas - Sede da Embrapa
Parque Estação Ecológica – Final da Avenida W3 Norte - Brasília (DF)
Abertura oficial: dia 19, quarta-feira, às 17 horas

Mais informações sobre o trabalho com a Pastoral
Adriana Barbosa de Souza
Área de Comunicação Empresarial
Embrapa Amazônia Ocidental
(92) 8111-9576

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog