AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 26, 2004

Embrapa entrega prêmios nos seus 31 anos

Na próxima quarta-feira, dia 28, às 20h, será realizada solenidade comemorativa ao 31º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no auditório de sua sede em Brasília. Estarão presentes, entre outras autoridades, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Durante o evento serão entregues o Prêmio Embrapa de Reportagem 2004 a nove jornalistas e o Prêmio Frederico Menezes Veiga a dois pesquisadores. Será assinado um convênio de parceria em incubação de empresas entre a Embrapa e a Incubadora Fundação Parque Alta Tecnologia São Carlos (ParqTec), além do lançamento do Balanço Social 2003.
O convênio tem por objetivo incubar empresas que demonstrem potencial para absorver conhecimento científico ou tecnológico e que queiram constituir empresas inovadoras, ligadas à cadeia produtiva do agronegócio.

Prêmio Embrapa de Reportagem
Oitenta e dois jornalistas concorreram ao Prêmio Embrapa de Reportagem 2004. Ao todo foram inscritos 108 trabalhos sendo: 68 matérias impressas, 13 matérias de rádio e 27 matérias de TV. Esta é a oitava edição do Prêmio que teve por tema “Tecnologia, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local”.
Foram classificados três trabalhos por categoria. O primeiro colocado de cada uma delas receberá prêmio no valor de dez mil reais. Este ano, o Prêmio está sendo realizado em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O resultado está disponível no endereço: www.embrapa.br

Pesquisadores do Sul e do Nordeste recebem Prêmio Frederico Menezes Veiga
Os pesquisadores Ricardo Elesbão Alves da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e João Ruy Jardim Freire da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são os vencedores do Prêmio Frederico Menezes Veiga 2004. Nesta edição, que teve como temática “Agregação de valor aos produtos agrícolas, florestais e pecuários”, foram indicados 89 pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de pesquisa. Os agraciados receberão uma peça de arte simbólica, diploma e importância em dinheiro.
O paraibano Ricardo Elesbão Alves, de 36 anos, é pesquisador da área de Tecnologia de Pós-Colheita, especialista em frutíferas. Seu trabalho tem contribuído para a fruticultura nacional, especialmente na agregação de valor às frutas tropicais tradicionais e às exóticas e nativas. Suas pesquisas têm sido reconhecidas no Brasil e no exterior, com grande repercussão na redução de perdas na colheita e pós-colheita, na valorização e adequação de frutas não tradicionais como matérias-primas tanto para a agroindústria quanto para o mercado de mesa, na inserção de frutas não tradicionais no agronegócio e na consolidação da comercialização de frutas tradicionais. Esses aspectos do seu trabalho têm beneficiado a agroindústria brasileira, gerando emprego e renda.
O Engenheiro Agrônomo João Ruy Jardim Freire, natural de Niterói (RJ), 81 anos, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o agraciado com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga oferecido a um cientista de instituições de pesquisa parceiras da Embrapa. Graças ao trabalho do professor Jardim Freire relacionado com a fixação simbiótica de nitrogênio em leguminosas e com as tecnologias para produção de inoculantes, o Brasil se tornou o maior produtor mundial de inoculantes para leguminosas e apresenta índices de inoculação em cerca de 50% da área plantada com soja. Isso contribui para a posição que o País ocupa atualmente como o segundo maior produtor mundial de soja.

Jornalista Rose Azevedo (MTb 2978/13/74/DF)
Embrapa Sede
Contatos: (61) 448.4113 – rose.azevedo@embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog