AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 26, 2004

AGRICULTURA DE PRECISÃO COMPLETA SEIS ANOS NO BRASIL

Considerada uma das mais revolucionárias tecnologias, a Agricultura de Precisão está completando seis anos no Brasil. Implantada com pioneirismo pela Serrana Fertilizantes, marca da Bunge Fertilizantes, essa moderna tecnologia vem se consolidando como preferencial pelos produtores das principais regiões agrícolas do país que buscam aumentar a produtividade no campo.
A Agricultura de Precisão permite ao agricultor detectar, por meio de mapeamento do solo via satélite (GPS), a correta dosagem de fertilizantes em cada pedaço de terra da propriedade. O sistema também utiliza equipamentos de última geração para coleta de amostras de solo (Quadriciclo) e aplicação de fertilizantes com maquinas agrícolas de última geração.
Esta revolucionária tecnologia – considerada a mais moderna e eficiente forma de aplicação de fertilizantes a taxas variáveis disponível no Brasil, possibilita ao agricultor um aproveitamento mais racional e produtivo do solo, pois amplia a eficácia do fertilizante aplicado e conseqüentemente do sistema produtivo.
A Serrana também mantém um banco de dados das áreas agrícolas dos clientes que adotam esta tecnologia, com informações relativas à fertilidade do solo. Esses dados podem ser transferidos para o cliente via Internet, comparados ao longo dos anos e estudados para formar novos indicadores e ações de manejo.

Saiba como funciona a Agricultura de Precisão:
Amostragem de Solo A coleta de amostras de solo é realizada com equipamentos sofisticados, como o Quadriciclo. Equipados com receptores de satélite, retiram as amostras de solo e armazenam os dados sobre o local exato da extração em computadores de bordo. Assim, os engenheiros agrônomos podem analisar o solo no ponto amostrado e apontar os respectivos níveis de nutrientes que apresenta. É a análise metro-a-metro do terreno.
Recomendação de Fertilizantes Com base nas informações obtidas são gerados mapas para aplicações de fertilizantes, que indicam a variação da dosagem de nutrientes, e onde exatamente devem ser aplicados.

Aplicação de Insumos
A Serrana conta com equipamentos capazes de transferir as informações contidas nos mapas para um sistema de aplicação de fertilizantes e corretivos com taxas variáveis, também monitorado via satélite. A aplicação de insumos é realizada pelo Terragator, equipamento de alta tecnologia. Assim, áreas com altos e baixos teores de nutrientes recebem quantidades diferentes de insumos, o que resulta na aplicação mais racional e precisa do fertilizante.

Fornecimento a Granel
A possibilidade de utilizar o fertilizante a granel desonera o produtor de uma série de itens, como o custo da embalagem, necessidade de armazenamento do produto na propriedade, transporte e distribuição dentro da mesma etc. Todos esses fatores representam ganho de rendimento no momento do plantio. A Bunge Fertilizantes é a maior produtora de fertilizantes da América Latina. Junto com a Bunge Alimentos, maior empresa brasileira de agronegócio, integram a Bunge Brasil, holding brasileira da Bunge Limited, organização que nasceu em 1818 e está presente no País desde 1905.

CL-A Comunicações
(11) 3082 3977 – Fax: (11) 3082 4066
Paulo Damião – ramal 27 paulo@cl-a.com
Fernanda Zanichelli – ramal 31 fernanda@cl-a.com

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog