AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 26, 2004

Yema lança queijos especiais

Indústria brasileira, com know-how italiano, traz ao mercado os queijos gorgonzola, gruyère, gouda e estepe, todos com o melhor leite da Região do Sul de Minas Gerais, Andrelândia.

Empresa tradicional de laticínios e líder de mercado de mozzarellas especiais lança quatro novos produtos em sua linha de queijos ‘finos’: o Gouda, Gorgonzola, o Gruyère e o Estepe. Um queijo de qualidade necessita muito mais do que o simples domínio de sua técnica. A flora do leite, as condições climáticas, os hábitos dos queijeiros, entre outros, são variáveis que influenciam diretamente no produto final. Para garantir a pureza e qualidade dos queijos, a Yema utilizou o leite de vaca produzido em Andrelândia - MG, considerado o melhor pelo mercado por possuir um clima privilegiado, além de ser um circuito pródigo em indústrias de laticínios.

Deliciosos queijos são produzidos nesta região inspirados em similares europeus.

Gorgonzola Yema
Os melhores queijos maturados por fungos, como é o caso do gorgonzola, produzidos no Brasil provêm da região do circuito do queijo, nas terras altas da Mantiqueira – região Sul de Minas Gerais –, justamente onde a Yema foi buscar o melhor leite para aplicar todo seu know-how italiano na fabricação de queijos.
De origem italiana, o queijo Gorgonzola nasceu por volta de 880 D.C, no Vale do Pó. Suas características são as de um queijo macio, gordo (sete gramas de gordura para cada trinta gramas de produto) e de massa crua, sua produção é feita exclusivamente a partir do leite de vaca integral. Tem formato cilíndrico, alto, reto com face plana e pesa, em média, três quilos. O sabor é ligeiramente picante, com casca bem visível, rugosa e massa bem cremosa. Muito utilizado na criação culinária*, combina com carnes, massas, antepastos, principalmente acompanhados de um bom vinho tinto.

Gruyère Yema
Para produzir um Gruyère com o sabor e aroma típicos dos Alpes suíços, a Yema seleciona previamente o leite a ser usado, que vem diretamente de sua unidade do sul de Minas – região onde as características do leite são naturalmente propensas ao desenvolvimento dos microorganismos que conferem as mesmas características dos queijos suíços, principalmente o gosto adocicado e olhaduras.
Originário deste país de clima frio, o gruyère é bastante utilizado na culinária, pois sua consistência permite que derreta mais facilmente. Algumas vezes confundido com o ementhal, o gruyère é menor e suas olhaduras também, menos intensas e brilhantes. Seu sabor é mais pronunciado do que o ementhal e, a textura, mais cremosa. Cada peça pesa, em média, 13 kg. Sua casca é firme, de cor palha. Sua composição é de oito gramas de gordura por 30 gramas de queijo.

Gouda Yema
O queijo Gouda, de origem holandesa, é semiduro, cozido e prensado. Suave e elástico, o Gouda da Yema tem uma consistência bastante macia, com uma fina camada de cera de parafina vermelha, característica do gênero. Sua maturação leva de um mês a dois anos. Uma das características deste queijo é apresentar pequenos olhos ovalados, lisos e regularmente distribuídos. A Yema produz o Gouda em média de 3 kg. Contém 9 gramas de gordura a cada 30 gramas). Na Holanda, é fabricado geralmente em formas cilíndricas de peso variado, de até 20 Kg, e com diferentes teores de gordura. No Brasil, é fabricado de maneira similar ao Prato, sempre em formato cilíndrico. Entretanto, deve apresentar características bem típicas, como a untuosidade da massa, olhaduras bem distribuídas e a formação de uma casca bem fina, flexível e de cor amarelada.

Estepe Yema
A história credita seu surgimento aos dinamarqueses que imigraram no século passado para as Estepes Russas, onde era produzido o leite pasteurizado de vaca.
Trata-se de um queijo feito também com leite de vaca, com olhaduras ao centro.
Apresenta uma textura semidura e massa semicozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado, ligeiramente doce, suave e amendoado. Geralmente, é consumido puro, em tábuas de queijos, e principalmente acompanhado de um bom vinho ou ainda em molhos 4 queijos, ou até para compor uma receita de fondue. Por ter uma textura fatiável, serve para compor sanduíches e aperitivos.
Seu formato é quadrado e chato e pesa, aproximadamente, 6kgs. Sua composição é de 8 gramas de gordura para cada 30 gramas.

Onde Comprar: os queijos da Yema são vendidos nas grandes redes de supermercados nas principais Capitais brasileiras e interior de São Paulo – Carrefour, Sonda, Pão de Açúcar, etc. Em São Paulo, podem ainda ser encontrados em empórios, mercearias, lojas de conveniências. Também estão presentes em restaurantes, rotisseries, lanchonetes, hotéis, pizzarias e churrascarias, em todo o Brasil. Para informações, o atendimento ao consumidor é no (11) 3672-9133/3873-2550. E-mail: comercial@yema.com.br.
A Yema possui três fábricas: em Guarei e São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo e em Andrelândia, Minas Gerais. A capacidade de produção é de cerca de 50.000 kg de queijos por mês. A sede está localizada à rua Germaine Burchard, 584, Água Branca, São Paulo.
Yema – Distribuidora de Alimentos Ltda (www.yema.com.br)

Link Comunicação e Promoção
Tel.: (11) 5093-8310

Contato: Cleusa Zacariotti / Luciana Tierno

E-mail: linkcompromocao@terra.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog